5 dicas para evitar dentes amarelos
- 6 min
Os dentes amarelos são uma das queixas mais frequentes feitas numa consulta com o médico dentista. Este, embora não seja um problema dentário sério, pode prejudicar a autoestima e bem-estar do paciente.
Existem várias razões que podem provocar os dentes amarelos e, muitas vezes, nem é por ter uma má Higiene Oral.
O que são dentes amarelos?
Os dentes amarelos dizem respeito à condição em que os dentes ganham uma coloração amarelada em relação à cor branca. Esta situação pode ocorrer devido a diversos fatores e pode ter vários níveis de aparecimento, dependendo sempre das suas causas e da Higiene Oral mantida pelo paciente.
Há casos em que o facto de se ter os dentes amarelos pode ser apenas uma questão estética para o paciente, mas existem outros em que pode ser um sinal de alerta, e por isso é sempre aconselhado que se consulte um médico dentista.
Quais as causas dos dentes amarelos?
O aparecimento do tom amarelado nos dentes pode acontecer por diversas razões, uma delas é o consumo de determinados alimentos, a toma de alguns medicamentos ou a própria Higiene Oral do paciente, mas não se ficam só por aqui. Com o avançar dos anos, os dentes permanentes também acabam por escurecer ou ficar amarelados ou muito amarelos. Conheça agora alguma das principais razões para os dentes amarelos:
O paciente está a envelhecer
Os dentes podem começar a ficar amarelos como parte do processo natural de envelhecimento do paciente. Isto acontece à medida que o esmalte fica mais fraco devido ao desgaste diário dos dentes.
É fumador
Se é fumador, então sabe que terá sempre maior facilidade de ter dentes amarelos. Os derivados do tabaco mancham os dentes e, mantendo esse hábito, é natural que os mesmos escureçam com o passar do tempo.
Não tem uma Higiene oral correta
Quando não há uma correta Higiene Oral é natural que comecem a surgir dentes amarelos. Isto acontece quando não existe escovagem dos dentes, utilização do fio dental ou elixir bocal, situação que leva a que mais bactérias se acumulem na boca e nos dentes e, por consequência, se acumule placa bacteriana e tártaro, acelerando a descoloração dos dentes.
Toma medicação frequente
Existem determinados medicamentos, como é o caso dos antibióticos, que podem escurecer os dentes das crianças com menos de 8 anos. No caso dos adultos, medicamentos como anti-histamínicos ou medicamentos para a hipertensão arterial também podem manchar os dentes.
Tem alguma doença
Uma causa não tão comum dos dentes amarelos pode ser uma doença que afeta o esmalte, ou o tratamento de uma doença, como é o caso da quimioterapia ou a radiação que é utilizada para tratar o cancro. Nestes casos, a descoloração tem um tom mais acastanhado.
Dentes amarelos nos genes
É também possível que tenha herdado um esmalte que seja mais amarelo do que o das outras pessoas cujos genes são diferentes.
Como tratar dentes amarelos?
Existem dois tratamentos que são mais eficazes no que diz respeito ao tratamento dos dentes amarelos, nomeadamente o branqueamento dentário e as facetas dentárias.
Branqueamento Dentário
Nos casos em que o objetivo é colocar os dentes mais brancos, o Branqueamento Dentário é o tratamento dentário mais escolhido.
O Branqueamento Dentário pode ser feito em consultório ou em casa (seguindo as indicações do médico dentista).
Facetas Dentárias
Existe também a possibilidade de ajustar ou corrigir o formato e a cor dos dentes com recurso às Facetas Dentárias, que são capas que revestem os dentes e permitem cobrir imperfeições que possam existir.
Normalmente é um tratamento mais caro e invasivo, em comparação com o Branqueamento Dentário, no entanto apresenta resultados mais permanentes.
Dicas para evitar dentes amarelos
O aparecimento de dentes amarelos é uma situação que pode acontecer a qualquer pessoa, seja pelo envelhecimento natural ou por outra questão mencionada acima. No entanto, existem dicas que podem ser seguidas para atrasar ou atenuar o seu aparecimento.
Evite alimentos corantes
Evite consumir alimentos corantes como é o caso do café ou chá, refrigerantes, vinho tinto, molho de soja, inglês ou molho de tomate.
Não fume
O tabaco é um dos maiores culpados pelas manchas nos dentes. Evitar fumar ou usar produtos de tabaco previne os dentes amarelos e protege a sua saúde oral.
Evite a administração prolongada de antibióticos
Evitar a toma de antibióticos durante a fase de desenvolvimento dos dentes nos mais novos (exceto se indiciamento pelo médico assistente). Certos antibióticos como a tetraciclina, podem causar manchas nos dentes.
Não se esqueça de realizar a sua higiene oral diária
A placa que se acumula nos dentes pode contribuir para o aparecimento dos dentes amarelos. Escová-los todos os dias, pelo menos duas vezes, e usar o fio dentário ajuda a a remover a placa e evita que as manchas se acumulem.
Visite o seu médico dentista regularmente
A realização de visitas regulares ao seu médico dentista podem ser um bom ponto de partida para que o problema se identifique de forma mais rápida e que processos como a limpeza de dentes ou outros tratamentos possam ser iniciados de forma mais célere.
Quer saber mais sobre como pode ter um Sorriso Perfeito? Descarregue o nosso Guia Prático Sorriso Perfeito e tenha acesso a ainda mais dicas.
Com o Plano Dental Sorriso Mais tenha um presente especial sempre que precisar, com acesso a descontos em tratamentos dentários, consultas e exames que podem chegar aos 50%.
Proteja a sua saúde! Saiba aqui >