Branqueamento Dentário
Saúde Oral

Como funciona o branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um dos procedimentos estéticos mais procurados a nível mundial. Saiba quais são as precauções que deve ter.

O que é um branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um procedimento estético não evasivo que tem como objetivo melhorar o aspeto dos dentes e, por sua vez, a estética da boca. O processo é feito através da aplicação de um gel — constituído por peróxido de hidrogénio — na superfície dos dentes.

Este tratamento depende de vários fatores, como o tipo de dente, a idade, a alimentação e os hábitos de higiene oral. Contudo, independentemente destas variáveis, o procedimento não só protege a boca de agentes externos, como também previne a desidratação e a diminuição da sensibilidade dentária.

Quais são os tipos de branqueamento dentário?

Existem dois tipos de procedimentos: o que é feito em casa (tratamento receitado pelo médico) e o branqueamento feito no consultório do médico dentista.

Branqueamento feito em casa

O médico dentista cria moldes que correspondem à morfologia dentária do paciente. Este processo é indicado para ser realizado durante o período noturno e tem uma duração estimada de aproximadamente 15 dias.

Branqueamento feito pelo médico dentista

Neste tipo de procedimento, podem ser necessárias várias sessões para alcançar o resultado esperado pelo paciente. Este tratamento tem uma média de duração de 60 minutos por sessão.

Ambos os métodos são seguros e eficazes, no entanto, como se trata de procedimentos médicos, devem ser realizados com o acompanhamento de um médico dentista.

Qual é a duração do procedimento?

Depende de cada paciente. Os hábitos alimentares, a higiene oral, o consumo de bebidas e o tabaco são alguns dos aspetos que têm impacto na pigmentação dos dentes. Contudo, prevê-se que um branqueamento dentário dure, pelo menos, um ano.

É importante destacar que o procedimento só deve ser realizado após o tratamento de patologias orais, tais como cáries, gengivite, periodontite, entre outras.

Dicas eficazes para manter os dentes brancos

Evitar alimentos com coloração
Evitar alimentos ácidos

Alimentos ácidos têm o potencial de danificar o esmalte dos dentes, contribuindo para o surgimento de manchas e, consequentemente, diminuição da eficácia e durabilidade do branqueamento dentário.

Manutenção periódica

O procedimento deve ser repetido a cada dois anos e acompanhado por uma destartarização a cada seis meses.

Se tem dúvidas sobre este tratamento, a Ordem dos Médicos Dentistas aconselha que coloque as seguintes questões durante a sua consulta: “Que tratamentos estão disponíveis e o que os diferencia?”, “Que tipo de resultados posso esperar?”, “Quais são os riscos associados?”, “Envolve dor?”, “Quem irá realizar o tratamento?” e “Qual é o acompanhamento pós-tratamento e quem posso contactar para aconselhamento?!”.

Quer saber mais sobre branqueamento dentário e encontrar a opção ideal para as suas necessidades?

Saiba como o Plano Dental Sorriso Mais o pode ajudar. 

Partilhe este artigo:
Artigos Relacionados
Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Siga-nos nas redes sociais
Artigos em Destaque
Imagem

29 Agosto

4 min

A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que é caracterizada por uma inflamação nas gengivas. Conheça as causas e quais os tratamentos possíveis.

Ler mais
Imagem

3 Maio

4 min

A prótese dentária é a estrutura utilizada para restaurar o sorriso de cada utente. Se tem, ou vai colocar alguma prótese, conheça os tipos de próteses e os cuidados a ter.

Ler mais
Temas em Destaque