
Branqueamento Dentário Interno: sabe para que serve?
- 4 min
Atualmente, o branqueamento dentário é um dos tratamentos dentários mais procurados. No entanto, nem todos os tipos de branqueamento são iguais. No caso da existência de dentes escurecidos por dentro, o tratamento mais eficaz é o branqueamento dentário interno.
O que é o branqueamento dentário interno?
O branqueamento dentário interno é um tratamento específico para dentes que foram desvitalizados. Ao contrário do que acontece no branqueamento externo, que é aplicado na superfície dos dentes, o branqueamento interno atua de dentro para fora, atuando nos tecidos internos do dente.
Quando é que um dente precisa de branqueamento interno?
O tratamento de branqueamento dentário interno é indicado a pacientes que foram submetidos a desvitalizações e nos quais, um ou mais dentes acabaram por escurecer. Mas também, em situações onde existam traumas ou ainda a toma de medicação intracanal.
Como é feito o branqueamento interno?
Como em qualquer tratamento dentário, o primeiro passo é passar por uma avaliação detalhada do dente desvitalizado pelo dentista, de forma a garantir que o tratamento é o mais indicado para a situação. Conheça o passo a passo do branqueamento dentário interno.
Preparação: o dentista inicia o tratamento com uma pequena abertura na parte de trás do dente desvitalizado, que vai permitir o acesso à câmara pulpar do dente, onde será aplicado o agente branqueador.
Aplicação do agente branqueador: o agente branqueador é inserido na câmara pulpar do dente e vai atuar por um período. Este período de exposição pode variar tendo em conta fatores como: a gravidade da descoloração e a resposta do próprio agente branqueador.
Monitoramento e finalização: após a aplicação do agente branqueador, deverá existir um acompanhamento pelo dentista de forma a avaliar se o tratamento está a ter efeito e, assim que o tom desejado for alcançado, o agente é removido e o dente novamente selado de forma a evitar possíveis infeções.
Diferenças entre Branqueamento Dentário Interno e Externo
Cuidados a ter após um branqueamento dentário interno
Após realizar um branqueamento interno, é essencial seguir algumas recomendações de forma a garantir um resultado duradouro e proteger o dente que foi tratado:
1. Evite alimentos e bebidas corantes
Nos primeiros dias após o tratamento é essencial evitar o consumo de café, vinho tinto, chá preto, refrigerantes escuros, frutos vermelhos ou molhos fortes (como caril ou molho de soja). Estes produtos podem manchar o dente mais facilmente durante a fase de recuperação.
2. Não fume
O tabaco é um dos principais inimigos de um sorriso branco. Evitar fumar após o branqueamento dentário ajuda a manter os resultados por mais tempo.
3. Mantenha uma boa Higiene Oral
Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, utilize o fio dental e, se recomendado pelo dentista, um elixir adequado. A higiene oral ajuda a evitar o aparecimento de novas manchas.
4. Compareça nas consultas de acompanhamento
Após a aplicação do agente branqueador, o dentista pode ter a necessidade acompanhar a atuação do agente, pelo que é essencial que compareça nas consultas de acompanhamento.
5. Evite alimentos muito frios ou quentes
Alguns pacientes podem sentir uma ligeira sensibilidade após o branqueamento dentário. Evitar alimentos muito quentes ou muito frios pode ajudar a reduzir o desconforto temporário.
Com o Plano Dental Sorriso Mais tem acesso a descontos até 50% em Tratamentos Dentários, nos quais se inclui o Branqueamento Dentário. Além disso, tem também disponíveis diversos serviços de saúde, como consultas de especialidade ou exames de diagnóstico.
Proteja a sua saúde!