Cáries dentárias: causas, tratamento e como evitar
- 4 min
O que são cáries dentárias?
As cáries dentárias são provocadas pela ação de bactérias que originam a destruição do dente. Estas bactérias, presentes na boca e associadas a uma alimentação desequilibrada e uma higiene oral insuficiente, dão origem ao aparecimento das cáries dentárias. Sem tratamento, as cáries podem originar infeções graves na saúde do paciente.
Por ser uma doença infeciosa e por não afetar uma idade em particular, esta patologia afeta 90% da população mundial, o que faz com que seja considerada um problema de saúde pública.
É de extrema importância que visite um dentista caso identifique algum sintoma como: dor no dente, manchas na superfície dos dentes, maior sensibilidade dentária ou gengiva inchada e dorida. Se a cárie for identificada no início da patologia o tratamento é mais simples passando, essencialmente, por uma limpeza de boca e restauração do dente.
O que causa as cáries dentárias?
Uma má higiene oral é a principal causa para o aparecimento de cáries. O consumo exagerado de alimentos açucarados facilita o desenvolvimento de bactérias. Juntas, estas duas causas, promovem o desenvolvimento de placa bacteriana e o aparecimento da doença.
Os dentes mais suscetíveis à cárie dentária são os molares e pré-molares, uma vez que apresentam uma forma irregular que permite o alojamento de restos de comida. A difícil escovagem nestes dentes contribui para a acumulação de bactérias, o que leva ao desenvolvimento de lesões por cárie.
Qual o tratamento?
O médico dentista é o responsável pelo diagnóstico e tratamento das cáries dentárias. Estas são removidas do dente e é realizada uma restauração da cavidade dentária.
Se for identificada uma cárie profunda (que atinja a polpa dentária) o tratamento implica, além da restauração, procedimentos mais invasivos como a desvitalização ou mesmo a extração do dente afetado.
Quando a patologia é identificada em mais do que um dente, o tratamento tende a ser prolongado.
Atenção: durante a gravidez a cárie dentária é tratada com cuidado redobrado tendo em conta o bem-estar da mãe e também do feto.
Como evitar a cárie dentária?
Sabia que existem alimentos que ajudam na prevenção das cáries dentárias? Estes alimentos ajudam a equilibrar o pH da boca, o que diminui o risco de cáries. Alguns dos alimentos que promovem uma boca saudável são a cenoura, pepino, salsão, atum e ovos.
As melhores dicas para evitar o aparecimento de cáries estão, essencialmente, ligado a uma boa higiene oral. Desta forma, apresentamos dicas para melhorar a sua rotina de higiene oral:
● Escove os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia;
A escovagem noturna é fundamental:
● Utilize fio dentário – idealmente à noite;
● Limite o petiscar entre refeições e opte por refeições equilibradas;
● Recorra a pastilha elástica sem açúcar sempre que não conseguir completar uma escovagem após uma refeição principal;
● Agende consultas de medicina dentária com alguma regularidade.
As cáries dentárias devem ser identificadas no início da patologia de forma a ter um tratamento rápido e indolor para o paciente.
Se ainda não é acompanhado por um médico, conheça o Plano Dental Sorriso Mais e encontre hoje o seu dentista!
29 Agosto
4 min
A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que é caracterizada por uma inflamação nas gengivas. Conheça as causas e quais os tratamentos possíveis.
Ler mais3 Maio
4 min
A prótese dentária é a estrutura utilizada para restaurar o sorriso de cada utente. Se tem, ou vai colocar alguma prótese, conheça os tipos de próteses e os cuidados a ter.
Ler mais