Prótese removível: quais são os 7 passos para higienizá-la?
- 5 min
O que é a prótese removível?
Quando existe uma perda de dentes parcial ou total, o paciente pode optar por diversos tipos de tratamento. As próteses dentárias são uma das hipóteses de tratamento que permite ao paciente voltar a ter uma dentição completa. Permitindo uma total função dos dentes e um melhoramento estético, uma vez que, são estruturas produzidas para imitar a dentição natural.
A prótese dentária removível, tal como o nome indica, é uma prótese que permite a sua remoção por parte dos pacientes. Ao contrário das próteses fixas que funcionam como uma dentição natural, presas ao osso do maxilar.
A prótese dentária removível, pode ser aplicada na gengiva substituindo a totalidade dos dentes, caso o paciente não tenha dentição. Podendo ser usada mesmo que o paciente apresente atrofia e falta de consistência óssea. Ou, podem ser colocadas junto aos dentes naturais e apoiar-se sobre eles de forma a ficarem mais estáveis.
As próteses podem ser acrílicas ou esqueléticas, as acrílicas são normalmente designadas de “placas”, feitas de resina acrílica apoiam-se na gengiva e céu da boca. As esqueléticas têm uma base metálica que apoia sobre a gengiva e dentes naturais restantes, através de um tipo de gancho.
Qual a diferença entre prótese acrílica ou esquelética?
As próteses dentárias removíveis acrílicas e esqueléticas apresentam várias diferenças, não só na sua construção, como também na sua utilidade.
No caso da prótese dentária removível esquelética, esta apresenta uma maior retenção sendo utilizada em casos em que o paciente tem muitos dentes. O seu funcionamento e construção baseiam-se numa estrutura metálica com ganchos que são colocados nos dentes de forma a desempenharem a função de fixação.
Já no caso da prótese dentária removível acrílica, esta acaba por ser mais utilizada devido à sua estética e funcionalidade. É feita de acrílico, sendo mais leve e estética, no entanto não é tão resistente quanto a esquelética. Por norma, são utilizadas por pacientes que usam prótese removível pela primeira vez.
Que cuidados deve ter com a prótese dentária removível?
Com a utilização diária da prótese dentária removível, deve existir alguns cuidados com a mesma de forma a preservá-la e mantê-la higienizada.
Principais cuidados:
● Higienizar a prótese e a boca de forma adequada;
● Guardar e manusear a sua prótese com cuidado;
● Utilizar apenas produtos adequados e aconselhados para a limpeza da sua prótese;
● Ter em conta a adaptação da prótese à boca;
● Se a prótese não fixar da melhor forma, deve consultar o dentista;
● Realizar consultas de rotina e acompanhamento com o dentista.
A prótese dentária removível pode ser feita de resina acrílica ou ter componentes metálicos, que implica cuidados específicos. Existem algumas opções de produtos adequados à limpeza de prótese dentária removível:
● Pastilhas desincrustantes: estas pastilhas efervescentes são recomendadas para a imersão da prótese e ajuda a eliminar restos de alimentos presos nos dentes.
● Espumas refrescantes: a escovagem deve ser feita com produtos acessíveis e adequados a uma limpeza que não prejudique a prótese removível. Neste passo, pode também usar sabão neutro (azul e branco).
Como higienizar prótese dentária removível em 7 passos
1. Antes de proceder à limpeza da prótese dentária removível deve-se colocar uma toalha no lavatório. É possível que as próteses escorreguem existindo a possibilidade de se partirem, a toalha poderá evitar este facto. Por essa razão, esta medida é de prevenção.
2. Para garantir o melhor resultado possível, retirar a prótese dentária e realizar a limpeza fora da boca.
3. Usar uma escova macia e própria para a limpeza de próteses.
4. Optar por produtos específicos para próteses. Pode pedir a ajuda do médico dentista, para saber quais os produtos mais recomendados.
5. Não usar facas ou garfos para limpar a prótese removível. Pode diminuir a vida útil da prótese.
6. O uso de pastilhas efervescentes é recomendado, uma vez que, a escovagem não é suficiente. Colocar a prótese num copo com água morna e juntar a pastilha para a higienização. Não é necessário fazer este passo diariamente, mas é recomendado, pelo menos, duas vezes por semana.
7. Lavar com água abundante. Para terminar a higiene da prótese dentária removível lavar abundantemente com água.
E como é feita a desinfeção da prótese dentária removível?
A limpeza deverá ser diária, no entanto, duas vezes por semana, deverá realizar-se uma desinfeção contra microrganismos que se podem alojar nas próteses. Existem duas formas de o fazer:
● Caso a prótese dentária removível tenha componente metálicos, utilize as pastilhas efervescentes de oxigénio ativo;
● Para a prótese acrílica, além destas pastilhas pode usar uma solução caseira ao diluir uma colher de chá de lixívia num copo de água.
Após as lavagens acima descritas, deve passar a prótese por água abundante de forma a eliminar resíduos das soluções.
As visitas ao seu dentista devem ser regulares para ter as melhores recomendações sobre a sua higiene e saúde oral. Devido ao uso diário da prótese dentária removível, recomenda-se a mudança da mesma entre 5 e 10 anos após o primeiro uso.
O Cartão Sorriso Mais é o plano dental mais completo e que oferece as melhores campanhas de prótese dentária removível.
Saiba mais, Contacte-nos >
29 Agosto
4 min
A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que é caracterizada por uma inflamação nas gengivas. Conheça as causas e quais os tratamentos possíveis.
Ler mais3 Maio
4 min
A prótese dentária é a estrutura utilizada para restaurar o sorriso de cada utente. Se tem, ou vai colocar alguma prótese, conheça os tipos de próteses e os cuidados a ter.
Ler mais