dentes saudáveis
Saúde oral

5 dicas para dentes mais saudáveis!

1º Lave os dentes através da técnica 2x3

A escovagem dos dentes deve ser feita durante cerca de dois minutos e deve realizar esta limpeza preferencialmente três vezes ao dia. Se não for possível, deve lavar os dentes no mínimo duas vezes ao dia, de manhã e antes de ir dormir.

A rotina de lavar os dentes é importante para manter a boca saudável, por isso deve ser feita corretamente e com frequência. As cáries e doenças gengivais, são algumas das doenças que podemos prevenir através da correta escovagem dos dentes.

Para lavar os dentes irá precisar de uma pasta de dentes (provavelmente com flúor), uma escova manual ou elétrica, fio dentário ou escovilhão e elixir para uma higienização interdentária. Deve consultar o seu dentista para saber qual a melhor pasta de dentes, escova e elixir para os seus dentes.

 

A quantidade ideal de pasta dentífrica é do tamanho de uma ervilha. Para lavar os dentes corretamente, deve:

  • Escovar os dentes e toda a área bocal. Deve escovar a parte exterior, interior e superficial dos dentes.
  • Estabeleça mentalmente, uma ordem de escovagem de forma a garantir que não deixa nenhum dente por lavar.
  • A escova deve manter uma inclinação de 45º em relação à gengiva e faça movimentos horizontais, circulares e vibratórios.
  • Após este passo, escove as superfícies de mastigação com movimentos curtos de vaivém.

Termine com a remoção de bactérias da língua recorrendo a um raspador lingual ou à própria escova. 

2º Escolha a melhor escova de dentes para si

Sabemos que é possível lavar os dentes com escova manual ou elétrica. Apesar das suas diferenças, ambas são úteis.

A escova manual, mais económica, deve ser macia e ter uma superfície rugosa para a higienização da língua. A escova elétrica é mais dispendiosa, mas chega a uma maior superfície do dente e é mais fácil de usar, existindo modelos recarregáveis ou a pilhas.

Pesquise as diferenças entre a escova de dentes manual e elétrica, consulte o seu dentista e escolha a melhor alternativa para lavar os seus dentes.

 

3º Dê prioridade ao fio dentário ou escovilhão

Antes de passar à etapa de lavar os dentes e ao iniciar a sua rotina de higiene oral é importante limpar os espaços entre os dentes, pelo menos uma vez por dia. Utilize escovilhões adaptados aos seus espaços interdentais, ou fio dentário.

4º Usar elixir oral não é para todos!

Bochechar com elixir oral pode fazer parte da sua rotina de higiene oral, mas sempre sob avaliação e recomendação do seu dentista. Este passo de higienização é um complemento à pasta de dentes que permite diminuir a proliferação de bactérias. É fundamental salientar que, de forma alguma, o elixir oral deve substituir a rotina de lavar os dentes ou utilizar o fio dentário ou escovilhão.

5º Faça consultas de rotina

A visita ao seu dentista deve ser feita, pelo menos, duas vezes por ano de forma a prevenir o aparecimento de doenças orais. A prevenção é essencial para uma boa saúde oral, e por isso, é tão importante a rotina de lavar os dentes. Leia mais no nosso artigo: Sabe com que frequência deve fazer uma destartarização?

 

Saiba mais sobre o nosso Plano Dental Sorriso Mais, conheça os nossos serviços e tenha descontos até 50% em tratamentos dentários.

Proteja a sua saúde! Saiba aqui >

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais