O que é desvitalizar dente?
Desvitalizar dente: sabe o que é?
Desvitalizar um dente é o tratamento dentário no qual se remove todo o tecido orgânico existente na polpa e interior das raízes dos dentes. A desvitalização do dente é o único tratamento capaz de evitar a sua extração, em situações em que há uma inflamação da polpa dentária ou do nervo dentário.
Existem várias formas de avaliar qual o procedimento mais indicado. Para isso o endodontista pode efetuar a observação direta do local, fazer uma exploração por sonda, testes de sensibilidade dentária ou ainda um raio-x. Desta forma vai ser possível determinar o estágio em que se encontra a infeção e determinar se o tratamento passa mesmo por desvitalizar dente ou não.
Como é o procedimento?
A desvitalização de um dente é um tratamento que é realizado em várias fases nas quais são realizados diversos procedimentos alinhados com o tipo de dente a ser tratado e com a severidade do problema.
As cinco grandes etapas passam por:
Avaliação – o dentista começa por fazer uma análise completa à situação com o recurso ao raio-X onde avalia a necessidade de desvitalizar o dente. Em casos em que o tratamento é necessário, o raio-x é importante para determinar o comprimento dos canais do dente e planear a intervenção;
Abertura do dente – havendo a necessidade de desvitalizar dente é realizada uma pequena abertura no mesmo, com a ajuda de uma broca, de forma a ser possível o acesso aos canais no seu interior para remoção do tecido infetado;
Limpeza – com a abertura de acesso feita, e removidos os tecidos infetados, é realizada a limpeza dos canais com recurso a instrumentos e produtos próprios para o efeito;
Preenchimento – posteriormente, os canais são preenchidos com um material biocompatível inserido nos canais e de seguida selado com um cimento adequado para estas situações;
Restauração – assim que a desvitalização do dente é concluída, é necessário realizar a restauração do dente que foi tratado.
Reforçamos que todo este processo de desvitalizar dente vai sempre variar de paciente para paciente, de acordo com o estado da infeção ou problema apresentado.
Quais as vantagens de desvitalizar dente?
De uma forma geral, são cinco as grandes vantagens de desvitalizar dente, sendo elas:
Alívio da dor – este tratamento é frequentemente realizado para aliviar a dor intensa que está associada à inflamação ou infeção da polpa dentária;
Prevenção de infeções – com a remoção da polpa infetada e a desinfeção dos canais do dente, é possível prevenir o alastramento da infeção para os tecidos circundantes, como o osso ou as gengivas;
Preservação da estrutura dentária – o recurso à desvitalização do dente faz com que se evite a extração, permitindo preservar a estrutura natural do dente;
Recuperação relativamente rápida – embora seja um tratamento que pode ser dividido entre várias visitas ao dentista, a sua recuperação é geralmente rápida, permitindo ao paciente retomar rapidamente a sua rotina;
Longevidade – os dentes desvitalizados podem durar muitos anos devido aos avanços tecnológicos, mas apenas se forem mantidos os cuidados de higiene oral necessários e as visitas periódicas ao dentista.
A recuperação dói?
Em geral, a recuperação após desvitalizar dente é relativamente simples, levando apenas alguns dias até que o paciente volte ao normal.
Nas primeiras 24h é normal sentir dor, podendo esta ser ligeiramente mais forte nas 48h seguintes devido à possível inflamação dos ossos em redor das raízes.
Após este tempo, se as dores persistirem, é aconselhado que consulte o Médico Dentista para que se faça uma avaliação da situação.
O que fazer para aliviar a dor?
É normal sentir dor após desvitalizar um dente, mas é algo que passa alguns dias após a cirurgia. No entanto, existem algumas coisas que pode fazer para aligeirar o desconforto e a dor:
– Tomar um analgésico;
– Bochechar a boca com água salgada;
– Privilegiar alimentos macios;
– Evitar alimentos líquidos quentes;
– Dormir numa posição elevada.
O Plano Dental Sorriso Mais oferece-lhe descontos de até 50% em consultas, exames e tratamentos dentários.
Proteja a sua saúde!
10 Outubro
3 min
Quem costuma sofrer com aftas na boca sabe certamente o desconforto e a dor que estas provocam. Conheça algumas dicas para as aliviar.
Ler mais5 Junho
3 min
A exodontia, ou extração dentária, é o ato cirúrgico para a extração de um dente. Conheça todos os passos para a realização deste procedimento.
Ler mais