Stress, um dos causadores das cáries
- 4 min
É daquelas pessoas que sofre com ansiedade? Então, devia redobrar os seus cuidados com a Saúde Oral, uma vez que, também a ansiedade, além dos alimentos e bebidas açucarados, pode ser causadora de cáries.
Cárie dentária no mundo
De acordo com os mais recentes dados do Global Burden of Disease Study (Estudo Global da Carga das Doenças), cerca de 2,3 milhões de pessoas têm cáries nos dentes definitivos. Estima-se que mais de 530 milhões de crianças têm cáries em dentes de leite.
Estes valores, fazem com que a cárie dentária continue a ser considerada o problema de saúde que mais prevalece a nível mundial, de acordo com o mesmo estudo.
O stress na origem da cárie
Pode parecer estranho, mas o stress pode também estar presente na origem das cáries. E dizemos isto porque, quando alguém está a passar por momentos de maior stress, o corpo lança diversas respostas que acabam por provocar desequilíbrios no organismo. Na boca, é possível identificar três dos principais efeitos que o stress provoca na Saúde Oral:
– Boca seca: com o aumento do stress, há um aumento dos níveis de adrenalina, que por sua vez, vai provocar uma diminuição da produção de saliva, favorecendo um ambiente bucal seco. Desta forma, o stress vai proporcionar condições ideais para o crescimento de bactérias na boca.
– Sistema imunitário comprometido: devido ao aumento do stress, também o sistema imunitário acaba por sofrer alterações, ficando desequilibrado. Tendo as defesas em baixo, o organismo fica exposto a potenciais infeções e doenças ao nível de todos os órgãos. O stress pode ainda provocar reações auto-imunes, levando à inflamação de tecidos como é o caso das gengivas.
– Disfunções musculares: o stress pode ainda provocar tensão nos músculos faciais e levar ao desenvolvimento de disfunções como o bruxismo. Tendo as estruturas dentárias mais fragilizadas e com a destruição do esmalte, poderão formar-se fraturas que vão permitir o acesso de bactérias ao interior do dente.
É possível reduzir o impacto do stress na Saúde Oral?
Primeiro de tudo, se sofre de stress ou ansiedade, deve procurar ajuda especializada. Com o Plano Dental Sorriso Mais tem acesso a consultas de Apoio Psicológico. Eliminando a origem do problema, à partida, o organismo vai acompanhar a mudança e restabelecer o equilíbrio.
No que diz respeito à Saúde Oral, de forma a proteger-se das consequências negativas do stress, pode haver alguns cuidados que vão fazer a diferença:
– Beba muita água: mantenha-se hidratado, uma vez que se mantiver as condições certas de humidade na boca, vai ser mais fácil proteger os seus dentes de bactérias;
– Reforce os seus hábitos de higiene oral: uma vez que o organismo está mais fragilizado, é essencial reforçar certos cuidados para combater esse desequilíbrio. Utilize dentífricos com flúor para proteger o esmalte. Caso note alterações significativas na gengiva, deve falar com o seu médico dentista para prevenir o aparecimento de doenças gengivais como a periodontite;
– Use uma goteira ou protetor bucal: ações como apertar ou ranger os dentes podem levar a problemas mais graves na sua dentição. Caso note que os seus dentes estão a ficar desgastados ou acorda com dores de cabeça, maxilar ou pescoço, deve optar por usar uma goteira ou protetor bucal. Vai impedir que os seus dentes se danifiquem mais enquanto lida com as causas do stress ou da ansiedade.
O nosso organismo funciona como um todo, por isso é normal que, caso alguma região fica comprometida, tudo o resto acabe por ser afetado.
Se sente ansiedade ou stress, tenha em atenção todos os sinais que o corpo lhe está a transmitir.
Com o Plano Dental Sorriso Mais tenha, não só acesso a descontos até 50% em tratamentos dentários, como consultas de Apoio Psicológico.
Proteja a sua saúde!