
O sono afeta a Saúde Oral?
- 3 min
A Saúde Oral e o sono estão mais ligados do que possamos imaginar. Ambos são essenciais para o nosso bem-estar geral. Estudos recentes revelam que há uma relação significativa entre os distúrbios do sono e problemas de Saúde Oral.
O sono pode ser um aliado da Saúde Oral
Noites mal dormidas prejudicam a nossa saúde, é algo de conhecimento público. Mas este problema pode ter sérias complicações no que diz respeito à Saúde Oral, uma vez que pode desencadear uma série de patologias como cáries, doenças periodontais, entre outras.
– Bruxismo – as noites mal dormidas podem contribuir para o bruxismo, uma patologia caracterizada pelo ranger ou o apertar dos dentes durante o sono. Este problema pode não só causar o desgaste nos dentes e problemas na mandíbula, como também aumentar o risco de dores de cabeça, tensão muscular e até distúrbios do sono.
– Apneia do sono e a Saúde Oral – a apneia do sono é um problema comum do sono que é caracterizado por pequenas pausas na respiração durante o sono, e que pode ter impacto negativo na Saúde Oral. Quando nestes casos é feita a respiração pela boca, pode levar a uma sensação de boca seca, aumentando assim o risco de produção de cáries, gengivite e mau hálito.
É possível ter uma boa noite de sono sem comprometer a Saúde Oral?
A resposta a esta pergunta é sim. Uma boa noite de sono vai estar sempre ligada ao nosso estilo de vida, pelo que é necessário adotar alguns hábitos antes de dormir para que todo o nosso corpo possa descansar:
– Evitar comer alimentos que sejam muito pesados ou beber muita água ou bebidas alcoólicas pois estes podem levar a interrupções do sono;
– É essencial limitar o uso do telemóvel devido à luz que o ecrã emite;
– Deve criar uma rotina de horários que lhe permita acordar e dormir todos os dias no mesmo horário.
Como a higiene oral pode ajudar?
Mantendo uma correta Higiene Oral pode e vai ajudar a reduzir o risco de problemas dentários que afetam o sono. Conheça algumas das boas práticas que podem contribuir para uma boa noite de sono:
– Escovagem Regular: escovar os dentes de forma correta, pelo menos duas vezes ao dia, pode prevenir o acúmulo de placa bacteriana, reduzindo assim o risco de aparecimento de cáries ou doenças periodontais;
– Uso do fio dental: a utilização de fio dental é essencial para a remoção de restos de comida e placa bacteriana que podem ter ficado entre os dentes, locais onde a escova nem sempre consegue alcançar;
– Usar um elixir adequado: elixires antimicrobianos podem ajudar a reduzir as bactérias na boca, proporcionando um ambiente mais saudável para os dentes e gengivas;
– Consultas regulares no dentista: fazer visitas regulares ao dentista para a realização de exames de rotina e limpezas profissionais é essencial para identificar problemas dentários e tratá-los antes que estes possam interferir na qualidade do sono.
Com o Plano Dental Sorriso Mais, tem acesso a uma Rede Médica com mais de 5 500 clínicas e hospitais de norte a sul do País, nas quais pode realizar tratamentos dentários com descontos até 50%.
Proteja a sua saúde!