gengivite
Saúde oral

Gengivite: o que é, quais as causas e o tratamento?

A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que é caracterizada por uma inflamação nas gengivas. Conheça as causas e quais os tratamentos possíveis.

O que é gengivite?

A gengivite é um tipo de doença periodontal que se caracteriza pela inflamação da gengiva, causando desta forma sangramento com edema, inflamações, exsudato (libertação de líquidos de forma a travar a infeção), modificação dos contornos normais e, diversas vezes, desconforto. A gengivite, que é o problema gengival mais comum, pode evoluir para periodontite.

Gengivite e Periodontite: quais as diferenças?

A gengivite é considerada um estágio inicial da doença periodontal, e consiste numa inflamação que ocorre apenas ao nível da gengiva, sendo considerado um problema reversível.

Por outro lado, a periodontite é uma patologia irreversível e que pode levar à perda de massa óssea e, em estados muito avançados, à perda de dentes.

O que pode causar inflamação na gengiva?

Por norma, a principal causa das inflamações na gengiva é a placa bacteriana, uma película com várias bactérias, pegajosa e incolor que se forma nos dentes.

No entanto, existem outras causas que podem levar ao aparecimento de inflamações na gengiva:

– Tabaco

– Genética

– Gravidez e Puberdade

– Stress

– Medicamentos

– Ranger os dentes

– Diabetes

– Nutrição deficiente

Quais os sintomas da gengivite?

Em alguns dos casos, pode ser indolor, por isso é importante estar alerta para os vários sintomas mais comuns, além do sangramento, vermelhidão e inchaço da gengiva, sendo eles:

– o recuo ou afastamento da margem gengival;

– formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, que originam a acumulação de comida e a irritação gengival;

– maior sensibilidade gengival;

– mau hálito constante;

– sensação de dentes “moles”.

Tratamento e Prevenção

Esta patologia pode ser tratada de forma simples, isto se não evoluir para periodontite, desde que faça uma visita atempada ao médico dentista, melhore as suas rotinas de higiene oral e realize um tratamento de profilaxia (medidas tomadas para prevenir uma doença ou contágio), que costuma ser rápido e fácil de executar.

Para prevenir o aparecimento da gengivite utilize o fio dentário e passe a escova em todas as superfícies dentárias de forma a limpar os espaços entre os dentes, mas também a placa bacteriana que se acumula na gengiva.

O Plano Dental Sorriso Mais oferece-lhe descontos de até 50% em consultas, exames e tratamentos dentários. 

Proteja a sua saúde! Saiba aqui >

Partilhe este artigo:
Artigos Relacionados
Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Artigos mais lidos
Imagem

6 Maio

5 min

A prótese removível é uma das próteses dentárias mais comuns e existem procedimentos simples para a sua higienização. Saiba quais são e os cuidados que deve ter.

Ler mais
Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais
Temas em Destaque