Dor de dentes – conheça as causas mais comuns e como aliviar a dor
A dor de dentes é um problema comum, especialmente em pessoas que têm uma má higiene oral. Saiba quais as causas e como pode aliviar a dor.
- 5 min
Dor de Dentes
A dor de dentes é um problema comum, principalmente em pessoas com má higiene oral. A dor, que pode ocorrer no interior ou exterior do dente, pode ser sentida após um estímulo – calor, frio, ingestão de alimentos doces – ou na escovagem dos dentes.
Causas Comuns para a dor de dentes
As dores de dentes são, normalmente, provocadas por cáries e pelos seus efeitos secundários, como a pulpite e o abscesso. A cárie dentária pode ser prevenida com uma boa higiene oral, que resulta na remoção da placa bacteriana.
As cáries, podem provocar dor quando se estendem através da região externa do dente, para dentro do tecido abaixo do esmalte, a dentina.
A pulpite, que é a inflamação da polpa do dente, é normalmente causa por cáries num avançado estado. No entanto, podem também ser provocadas devido aos danos da polpa causados por tratamentos odontológicos prolongados ou defeituosos.
O abscesso, corresponde ao acúmulo de pus ao redor da raiz do dente, pode surgir quando uma infeção resulta na morte da polpa e provoca uma inflamação em torno da raiz do dente. Nestes casos, o dente fica sensível ao toque e à mastigação.
Uma outra causa para a dor de dentes é o trauma. Este acontece quando há um dente partido, por exemplo. O trauma danifica a polpa o que pode originar pulpite ou abscesso periapical, em alguns casos pode mesmo incluir a descoloração do dente.
Quando a dor de dentes é proveniente das gengivas, esta é chamada de periconorite, uma inflamação junto à coroa do dente e que aparece quando está prestes a romper a gengiva ou quando não o consegue fazer.
Como aliviar a dor de dentes?
Existem diversas formas de aliviar uma dor de dentes sendo elas:
- manter uma boa higiene oral;
- utilizar o fio dentário ou escovilhão para remover resíduos que possam estar acumulados entre os dentes;
- fazer bochechos com água morna;
- caso a causa tenha sido provocada por um traumatismo, deve aplicar frio na área externa da bochecha junto à zona do dente, durante cerca de 15 a 20 minutos a cada 1 ou 2 horas;
- em casos em que há hemorragia, faça compressão no local durante 30 minutos com recurso a uma compressa esterilizada.
Dor de dentes: quando visitar um dentista?
Caso as medidas referidas acima não ajudem a aliviar a dor de dentes, ou se a dor exceder as 48 horas e ainda se apresentar algum destes sintomas:
- febre;
- quebra ou perda de dentes por traumatismo;
- dor de cabeça ou tonturas;
- inchaço, vermelhidão das gengivas;
- mau hálito;
- dificuldade em abrir e fechar a boca, articular palavras, respirar ou engolir.
Como prevenir a dor de dentes?
Uma higiene dentária completa é o primeiro passo para a prevenção das infeções dentárias e dor de dentes.
Nas crianças os cuidados nunca são em excesso:
- ensine-as a não colocarem nada na boca que não seja para comer o beber;
- evite que comam em movimento;
- consulte o seu pediatra ou odontopediatra para conhecer os cuidados essenciais com os primeiros dentes.
Prevenir a dor de dentes em crianças
A higiene oral deve ser iniciada o quanto antes nas crianças, isso faz com que haja uma menor possibilidade de aparecimento de cáries. Os cuidadores devem ser os responsáveis pela higiene oral da criança até que esta tenha destreza suficiente para o fazer.
Esta autonomia deve ser alcançada entre os 7 e os 10 anos de idade, no entanto, é aconselhada a supervisão parental na escovagem da noite.
No caso dos adultos, a Ordem dos Médicos dentistas aconselha a que a higiene oral seja feita seguindo a regra 2x2x2:
- ter uma higiene oral regular, lavar os dentes pelo menos 2 vezes por dia (de manhã e antes de ir dormir);
- escovar os dentes durante 2 minutos, criando um método mental para chegar a toda a área bocal;
- consultar o dentista, pelo menos, 2 vezes por ano.
A dor de dentes pode ter diversas causas e é essencial identificar a sua origem o quanto antes para um tratamento mais adequado.
Saiba como o Plano Dental Sorriso Mais o pode ajudar.
6 Maio
5 min
A prótese removível é uma das próteses dentárias mais comuns e existem procedimentos simples para a sua higienização. Saiba quais são e os cuidados que deve ter.
Ler mais3 Maio
4 min
Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.
Ler mais