Como curar gengivite rápido e sem sair de casa?
- 4 min
O que é a gengivite e quais as causas?
A gengivite é caracterizada pelo aparecimento de uma inflamação na zona da gengiva, causando sangramento e inflamações. Este tipo de doença periodontal é bastante comum e pode evoluir para periodontite caso não seja tratada.
O principal agente causador da gengivite é a placa bacteriana, uma película com várias bactérias que se cria no dente. Existem, no entanto, outros fatores que podem causar gengivite, como é o caso do tabaco, do stress ou da própria genética.
Curar a gengivite de forma rápida
A gengivite, quando diagnosticada numa fase inicial, pode ser facilmente combatida. Para tal, basta que aos primeiros sintomas consulte o seu médico dentista para que o diagnóstico seja confirmado e se inicie o tratamento.
Existem alguns pontos importantes que poderão ajudar a tratar uma gengivite:
Reduzir o consumo de açúcar
Não propriamente uma necessidade de dizer um adeus definitivo ao açúcar, mas reduzir o seu consumo já vai ser uma grande ajuda, uma vez que ingerir alimentos ou bebidas com excesso de açúcar levam ao aparecimento de bactérias, levando ao agravamento da gengivite.
Utilizar elixires
Uma das razões pelas quais deve visitar de imediato o seu dentista caso note o aparecimento de sintomas de gengivite é precisamente o facto de o médico conseguir efetuar rapidamente o diagnóstico e de imediato lhe receitar um elixir mais adequado para a sua situação específica.
Deixar de fumar
Este pode muito bem ser o ponto mais difícil para os fumadores, mas lá está, a saúde vem em primeiro lugar e se quer mesmo deixar de ter dor ou desconforto quando come, então abandonar o tabaco tem de ser algo a ser considerado. O tabaco tem toxinas na sua composição que, aos poucos, vão destruindo a parte vascular dos tecidos das gengivas, levando a um agravamento da infeção.
Tenha uma boa higiene oral
Sim, sabemos que já ouviu esta frase muitas vezes, mas é a mais pura das verdades. Uma boa higiene oral é meio caminho andando para que tenha uma boa manutenção da sua saúde oral.
Há dicas que pode, e deve seguir, se quer dizer adeus à gengivite:
– lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia;
– trocar a escova de dentes de três em três meses;
– beber bastante água durante o dia;
O fio dental é o seu melhor amigo
As bactérias, além de ficarem presas aos nossos dentes, ficam também alojadas nos espaços existentes entre eles, e se já reparou bem, é impossível uma escova de dentes conseguir escovar essa região. É precisamente para isso que existe o fio dentário, é a única forma de as remover de forma fácil e eficaz.
Tendo uma gengivite, é normal que ao passar o fio dentário note algum sangramento, mas é contraproducente suspender a sua utilização.
Dica extra para quem está com uma crise inflamatória
Se está com uma gengivite e chegou aquele estado em que a dor é muita e nota que as gengivas estão cada vez mais inflamadas, deixamos-lhe um pequeno remédio caseiro que pode fazer para aliviar o desconforto.
Num copo com água morna dissolva meia colher de chá de sal e bocheche esta mistura durante 30 segundos.
O Plano Dental Sorriso Mais oferece-lhe descontos de até 50% em consultas, exames e tratamentos dentários.
Proteja a sua saúde! Saiba aqui >
10 Outubro
3 min
Quem costuma sofrer com aftas na boca sabe certamente o desconforto e a dor que estas provocam. Conheça algumas dicas para as aliviar.
Ler mais5 Junho
3 min
A exodontia, ou extração dentária, é o ato cirúrgico para a extração de um dente. Conheça todos os passos para a realização deste procedimento.
Ler mais