mau hálito

Conhece as causas do mau hálito?

O que é o mau hálito?

O hálito humano é um gás que na sua composição inclui múltiplos compostos voláteis. Existem diversas causas que contribuem para a ocorrência deste composto como: estado de saúde geral, condição física, ingestão alimentar e de medicação, fatores ambientais, estilo de vida e diversas doenças.

É estimado que 30% da população mundial e 49,5% da população portuguesa sofra de mau hálito.

Como diagnosticar o mau hálito?

O diagnóstico mais comum do mau hálito é a auto perceção do paciente. Contudo, existem provas olfativas que auxiliam no diagnóstico da patologia. A cromatografia gasosa é a técnica usada para a separação de compostos que permite a identificação dos agentes químicos responsáveis pela halitose.

Existe tratamento?

A higiene oral é um passo essencial para o tratamento do mau hálito. O tratamento de doenças como periodontite e cáries é muito importante para o tratamento desta patologia. O uso de elixir e fio dentário deve estar sempre associado à escovagem dos dentes e não somente a utilização de pasta dentífrica.

Quando a causa da halitose não é oral, é necessário investigar a sua origem para um tratamento adequado.

Causas mais frequentes para o mau hálito:

● Má higienização da boca

A placa bacteriana acumula-se, frequentemente, à volta dos seus dentes, provocando mau hálito. Para prevenir a halitose, nesta situação, deve-se realizar uma boa higienização oral e realizar uma destartarização, pelo menos, uma vez por ano.                                      

● Ser fumador

Cigarros ou cachimbo podem causar halitose, uma vez que, também eleva o risco de gengivite. Para uma boca mais saudável, dentes mais brancos e um hálito fresco o aconselhado é largar este vício.

● Problemas de estômago

Má digestão, obstipação ou distúrbios intestinais podem muitas vezes fazer com que o odor de qualquer alimento consumido volte à boca. Um desequilíbrio de bactérias boas e más no intestino faz com que os alimentos não sejam digeridos corretamente, isto resulta em refluxo ácido, ou seja, mau hálito.

● Sinusite

O excesso de muco faz com que as bactérias se multipliquem resultando no mau hálito.

Com infeções nos seios nasais, o muco deixa de circular permitindo que as bactérias passem para a boca promovendo o mau odor.

● Diabetes

A diabetes causa altos níveis de açúcar no sangue, que podem fazer com que a boca seja vulnerável a doenças periodontais (gengivais) causando a halitose. O excesso de glicose nos dentes e nas gengivas aumenta a quantidade de bactérias, o que pode gerar doenças como gengivite e outras infeções.

● Medicação

Determinados medicamentos, incluindo medicação para tensão arterial, anti-histamínicos e antidepressivos, podem causar secura da boca.

Doenças associadas ao mau hálito

Apesar das causas mais comuns estarem acima identificadas, o mau hálito pode ser sinal de alerta para outras patologias.

Nas crianças, pode ser sinal de alerta para:

● Adenoidite crónica (inflamação da adenoide localizada na rinofaringe)

● Amigdalite crónica;

● Rinite/Rinossinusite;

● Corpo estranho nasal;

● Refluxo.

 

Em adulto, o mau hálito pode também ser sinal de alarme para situações como:

● Amigdalite crónica;

● Refluxo gastroesofágico;

● Problemas renais ou hepáticos;

● Patologia tumoral da boca, faringe e laringe. 

Dicas para combater o mau hálito

● Siga uma higiene oral diária e completa. Escove os dentes, língua e bochechas, duas vezes ao dia. Utilize produtos que contenham flúor.

● Evite beber café, fumar e bebidas alcoólicas. Estes comportamentos contribuem para uma boca seca que consequentemente leva ao mau hálito.

● Evite alimentos condimentados. Alimentos com muito alho e cebola favorecem o mau hálito

● Mastigue pastilhas sem açúcar. As pastilhas não substituem a escovagem dos dentes, mas ajudam a retirar restos de alimentos dos seus dentes.

● Evite jejuns prolongados. Se estiver muito tempo sem comer, o organismo pode expelir vapores que causam mau hálito.

● Beba chá Verde. Está provado que as propriedades deste chá têm um efeito antibacteriano e ajudam a combater o cheiro desagradável da boca, apesar de ser temporário. Atenção: em excesso o chá verde pode pigmentar os seus dentes.

● Beba bastante água durante o dia. É essencial manter a boca hidratada para controlar o hálito.

O mau hálito não deve limitar a vida social das pessoas, siga as nossas dicas para um hálito fresco e saudável. Descarregue o nosso E-book para mais informações sobre o Mau Hálito

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais