Saúde oral

Sabe com que frequência deve fazer uma destartarização?

O que é a destartarização?

A remoção eficaz da placa bacteriana e tártaro, redução das bactérias acumuladas e o combate a inflamações na gengiva é o objetivo da destartarização. O tártaro é o resultado da ação da saliva em contacto com a placa bacteriana, endurecendo-a. A placa bacteriana forma-se com a acumulação de restos de açúcares e de alimentos.

A placa bacteriana é removida em casa através dos métodos normais de higiene oral, já o tártaro é removido através de uma destartarização. A placa bacteriana e o tártaro são problemas frequentes que afetam todas as pessoas, contudo, hábitos como tabagismo ou predisposições causadas por problemas de saúde ou hábitos alimentares contribuem para o aparecimento destas patologias.

A destartarização é, assim, o principal procedimento que elimina o tártaro e previne o aparecimento de outras patologias.

Como é feita a destartarização?

A placa bacteriana é eliminada facilmente através do uso da escova de dentes. O tártaro, por sua vez, só pode ser removido por um dentista pois obriga à utilização de ferramentas específicas para a destartarização.

A destartarização é um processo simples que se traduz na raspagem e no polimento dos dentes. Esta técnica permite remover a placa, o tártaro e manchas nos dentes. A frequência da destartarização depende da saúde oral de cada pessoa, contudo é recomendada a realização de uma destartarização a cada seis meses.

O grupo de pessoas que deve realizar este procedimento com maior frequência incluem:

● Pessoas com boca seca, devido a medicamentos ou envelhecimento;
● Pessoas com pouca destreza física para a escovagem completa dos dentes;
● Pessoas com condições que os impedem de compreender plenamente ou completar a rotina de higiene dentária;
● Pessoas com doenças nas gengivas;
● Pessoas com maior risco de desenvolver placa e tártaro – fumadores e diabéticos.

A primeira fase da destartarização remove a placa e o tártaro depositados. O dentista utiliza um aparelho de ultrassons para eliminar o tártaro. A segunda fase é o polimento dos dentes para deixar a superfície suave, uma vez que, a destartarização suaviza pequenas imperfeições e zonas mais rugosas dos dentes.

Quanto tempo demora a destartarização?

Normalmente, uma destartarização tem uma duração de 20 a 30 minutos. No entanto, o tempo do procedimento depende da quantidade de tártaro acumulado, assim como o grau de aderência dele à superfície dos dentes. A sensibilidade dentária e gengival também influencia na duração de uma desestatização.

Como prevenir o tártaro e consequentemente uma destartarização?

Uma boa higiene oral é a solução para praticamente todos os problemas orais de cada paciente. Recorde algumas regras fundamentais para uma boa higiene oral:

● Escovar os dentes durante dois minutos (idealmente duas a três vezes ao dia);
● Utilizar uma escova de dentes elétrica (não é obrigatório, mas facilita a remoção de restos de comida);
● Utilizar uma pasta de dentes com flúor e para o controlo do tártaro;
● Utilizar fio dentário, pelo menos uma vez por dia, antes da lavagem dos dentes;
●Utilizar diariamente um antisséptico bucal para ajudar na eliminação de bactérias que causam a placa bacteriana;
● Visitar, regularmente, o seu médico dentista;
● Realizar um tratamento com flúor para prevenir o crescimento de bactérias e acumulação de tártaro;
● Beber água durante as refeições.
A dieta alimentar também influencia a proliferação de bactérias principalmente nos alimentos açucarados e amiláceos (fontes de amido).

A destartarização deixa os seus dentes com melhor aparência, mais brancos, limpos e brilhantes. A limpeza dos dentes previne problemas dentários como as cáries, gengivite, periodontite, entre outros.

Caso ainda não tenha marcado um dos seus check-ups anuais, conheça todos os benefícios do cartão Sorriso Mais e seja atendido pelos melhores profissionais do mercado.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais