Aparelho dentário
Ortodontia

Aparelho Dentário em dentes de leite. Vale a pena?

O aparelho dentário é um dos tratamentos ortodônticos mais comuns em crianças e adolescentes. Conheça as vantagens deste tratamento nos dentes de leite.

É possível colocar aparelho dentário nos dentes de leite?

Os aparelhos dentários são dispositivos cujo objetivo é corrigir problemas de alinhamento e espaçamento, tais como mordida cruzada, mordida aberta, sobremordida, dentes apinhados ou dentes espaçados, tanto em adultos como em crianças.

Este tipo de dispositivo pode ser utilizado a partir dos seis anos de idade e é colocado para prevenir o aparecimento de problemas no futuro.

É importante destacar que a utilização do aparelho nos dentes de leite não significa que não seja necessário utilizar um aparelho ortodôntico posteriormente. Os aparelhos dentários em dentes de leite têm um caráter preventivo, pelo que pode ser necessário continuar o tratamento após o nascimento dos dentes definitivos.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

A principal vantagem do aparelho dentário é a redução de problemas futuros na dentição, uma vez que as raízes dos dentes ainda se encontram em desenvolvimento, permitindo assim a sua movimentação através das forças aplicadas pelos aparelhos dentários.

Além disso, este tratamento ortodôntico garante a correção de problemas de mordida e melhora a autoestima, ao corrigir problemas de oclusão e de fala. Um sorriso alinhado e saudável pode melhorar significativamente a autoconfiança, reduzindo o desconforto social associado a problemas de fala ou a dentes tortos.

Desvantagens

Se a criança não iniciar o tratamento na fase dos dentes de leite, isto pode significar que no futuro, na adolescência e/ou na vida adulta, possa haver a necessidade deste tratamento.

Uma mordida desalinhada, ao sobrecarregar os músculos e as articulações, pode causar dores de cabeça e no rosto. Dores no pescoço também podem estar relacionadas com uma postura inadequada da mandíbula, que, por sua vez, é consequência de problemas de alinhamento dentário.

Já na adolescência, a consolidação óssea pode tornar o tratamento mais complexo e difícil de resolver.

Tanto o tratamento precoce como a prevenção são elementos-chave para evitar estas complicações. Consultar regularmente um odontopediatra, e seguir as suas orientações, pode garantir que problemas dentários sejam identificados e corrigidos antes de se tornarem mais graves.

Como identificar se é necessário?

Conheça algumas das principais características que indicam que é necessário a criança utilizar um aparelho dentário:

  • Arcada superior com desvio
  • Espaçamento entre os dentes
  • Dentes sobrepostos ou apinhados
  • Desgaste dos dentes
  • Dificuldades em comer e mastigar
  • Hábito de chuchar, após os seis anos

 

A utilização de um aparelho dentário, quando indicado, pode corrigir estas irregularidades, garantindo uma mordida adequada. Além disso, o tratamento ortodôntico na infância pode prevenir problemas mais complexos no futuro, proporcionando um crescimento dentário mais equilibrado e saudável.

Neste sentido, reconhecer estas características precocemente e procurar a orientação profissional pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento da saúde oral da criança.

Com que idade devo levar o meu filho ao odontopediatra?

A partir dos cinco ou seis anos, o odontopediatra já consegue identificar patologias ao avaliar se existe:

  • Má postura da língua
  • Estrutura óssea
  • Cáries
  • Diastemas
  • Mordida cruzada
  • Hábitos como chuchar o dedo ou roer as unhas

 

Cuidar da saúde oral é um investimento que traz benefícios ao longo de toda a vida. Por isso, não hesite em procurar orientação profissional e tenha acompanhamento desde cedo. 

Saiba como o Plano Dental Sorriso Mais o pode ajudar. 

Partilhe este artigo:
Artigos Relacionados
Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Siga-nos nas redes sociais
Artigos em Destaque
Imagem

29 Agosto

4 min

A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que é caracterizada por uma inflamação nas gengivas. Conheça as causas e quais os tratamentos possíveis.

Ler mais
Imagem

3 Maio

4 min

A prótese dentária é a estrutura utilizada para restaurar o sorriso de cada utente. Se tem, ou vai colocar alguma prótese, conheça os tipos de próteses e os cuidados a ter.

Ler mais
Temas em Destaque