Bruxismo Tratamento, Causas e Consequências
O bruxismo é um distúrbio funcional que se caracteriza pelo ranger dos dentes em movimentos similares aos da mastigação. Pode ocorrer em qualquer idade.
- 5 min
Bruxismo o que é?
Trata-se de um distúrbio funcional que se caracteriza pelo ranger dos dentes em movimentos similares aos da mastigação e que pode ocorrer em qualquer idade. Pode ser diagnosticado como bruxismo cêntrico, quando se verifica apenas o apertar dos dentes, por sua vez, no bruxismo excêntrico ocorrem movimentos da mandíbula que fazem ranger os dentes.
Esta desordem afeta cerca de 100.000 pessoas em Portugal.
Bruxismo Noturno e Bruxismo Diurno
Considerado um hábito parafuncional involuntário, ocorre geralmente durante o sono, podendo também ser um hábito semi-voluntário se a pessoa realizar os movimentos acordada sem se aperceber.
Bruxismo Causas
As causas não estão cientificamente provadas, no entanto, o stress, a ansiedade, problemas psicológicos e certos distúrbios neurológicos podem estar na sua origem.
Como saber se tem Bruxismo?
Verifique a lista que se segue, e perceba os sintomas a que deve estar atento:
● Ranger de dentes audível o suficiente para acordar a pessoa ao nosso lado;
● Dentes desgastados, fraturados;
● Esmalte dos dentes gasto deixando as camadas interiores dos dentes expostas;
● Dor crescente nos dentes e/ou sensibilidade dentária;
● Músculos da mandíbula cansados, não abrindo na totalidade;
● Dores nos dentes, maxilar, pescoço ou face;
● Dor semelhante à dor de ouvidos, apesar de não ter problemas nessa zona;
● Dores de cabeça com foco na região lateral da cabeça (entre os olhos e orelhas);
● Distúrbios do sono.
Bruxismo tratamento
O tratamento apropriado dependerá do que está a causar esta desordem. O seu médico dentista será a pessoa indicada para ajudar a determinar a fonte. Tendo em conta a causa provável assim como o grau dos danos causados nos dentes, o dentista deve sugerir uma das seguintes opções:
● Uso de aparelho para dormir: feito sob medida e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se nos dentes superiores e protege do bruxismo noturno. Apesar de ser uma boa maneira para lidar com o transtorno, não é uma cura.
● Formas de relaxar: a tensão do dia-a-dia pode ser uma das suas causas principais, assim a redução da tensão e stress diário pode contribuir. Ouvir música, ler um livro, tomar banho ou até dar um passeio podem ser algumas das formas para relaxar.
Bruxismo Infantil
Consiste numa patologia frequente em crianças, esta desordem está associada, segundo estudos à troca de dentição, mas a sua incidência tende a diminuir durante a adolescência.
Hábitos alimentares inadequados, fatores hereditários ou distúrbios neurológicos, como o autismo, podem estar na base da manifestação do bruxismo infantil. Contudo, e caso seja detectado até aos 6 anos de vida, poderá ser considerado bruxismo fisiológico, e não exige uma preocupação maior.
Após esta idade e caso exista um desgaste dentário mais acentuado associado a, por exemplo, uma dor de cabeça, o diagnóstico passa para bruxismo patológico que com o tratamento é possível contornar e evitar consequências mais graves. Crianças um pouco mais velhas podem precisar de colocar coroas temporárias ou usar uma goteira oclusal.
Em bebé, o bruxismo pode ocorrer, uma vez que se pode manifestar logo após o nascimento dos primeiros dentes, normalmente entre os 6 e 8 meses de vida.
Bruxismo Infantil - dicas para diminuir o stress da criança
● Massajar e alongar os músculos da mandíbula;
● Garantir que a criança bebe água suficiente. A desidratação pode estar ligada a esta patologia;
● Peça ajuda ao seu dentista para saber detectar este hábito e como monitorizar o mesmo.
Com o Plano Dental Sorriso Mais, agende a sua consulta com um médico dentista e trate, hoje, o seu bruxismo.
Conheça todas as vantagens e descontos exclusivos do Cartão Sorriso Mais.
Cuide do seu sorriso! Saiba aqui >