Saúde oral

Dor de Dentes? Conheça as causas mais comuns e como aliviar a dor

Dor de Dentes

A dor de dentes, seja no interior ou exterior do dente é um problema comum, principalmente, se a pessoa tiver uma má higiene oral. A dor de dentes é sentida normalmente, na sequência de um estímulo – calor, frio, ingestão de alimentos doces – ou na escovagem dos dentes.

Causas Comuns para a dor de dentes

As dores de dentes são, normalmente, causadas por cáries e pelos seus efeitos secundários, como pulpite e abscesso. A cárie dentária pode ser prevenida com uma boa higiene oral, resultante da remoção de placa bacteriana.

As cáries, causam dor de dentes quando se estendem através da superfície externa do dente, para dentro do tecido abaixo do esmalte.

No caso da pulpite, que é a inflamação da polpa do dente, é causada por cáries avançadas, mas podem também ocorrer devido a problemas na polpa e causados pelo tratamento prolongado de aparelho dentário. Nesta causa de dor de dentes, a dor pode estar presente sem estímulo e quando a polpa morre a dor termina por um período. Sentir novamente dor de dentes significa, então, que o tecido do dente está inflamado, causando uma periodontite apical ou abscesso.

O abscesso periapical, ou seja, com pus na raiz do dente, ocorre quando a infeção resulta da morte da polpa. O dente fica sensível ao toque e à mastigação.

Uma causa comum para a dor de dentes é o trauma, que corresponde a um dente partido, por exemplo. O trauma danifica a polpa o que pode gerar pulpite ou abscesso periapical, às vezes, pode também incluir a descoloração do dente.

A dor de dentes proveniente das gengivas é a periconorite, uma inflamação junto à coroa do dente e surge quando está prestes a romper a gengiva ou quando não o consegue fazer.

Sinusite e dor de dentes

A sinusite corresponde à inflamação de um ou mais seios perinasais que têm na sua proximidade as raízes dos molares superiores, podendo a dor de dentes ser causada pela pressão exercida na cavidade nasal. Para aliviar os sintomas da sinusite, deve beber bastantes líquidos e usar vapores.

Aliviar a dor de dentes

● Realizar bochechos com água morna;
● Remover resíduos que podem estar acumulados entre os dentes, recorrendo ao fio dentário ou escovilhão;
● Para a dor de dentes causada por trauma deve-se aplicar frio na bochecha, na zona do dente, cerca de 15-20 minutos. Pode repetir esta técnica a cada 2 horas nas primeiras 12h após o traumatismo;
● Bochechar chá de gengibre é bom para a dor de dentes uma vez que o chá de gengibre tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Bochechar 2 vezes por dia.

Dor de dentes: quando visitar um dentista?

Se as medidas referidas para aliviar a dor de dentes não ajudarem ou se a dor exceder as 48h e caso tenha algum dos seguintes sintomas, deve consultar um médico dentista:
● Febre;
● Quebra ou perda de dentes por traumatismo;
● Dor de cabeça ou tonturas;
● Inchaço, vermelhidão das gengivas;
● Mau odor;
● Dificuldade em abrir e fechar a boca, articular palavras, respirar ou engolir.

Prevenir a dor de dentes

Uma higiene dentária completa é o primeiro passo para a prevenção de infeções dentárias e dor de dentes.

Nas crianças os cuidados nunca são em excesso:
● Ensine-as a não colocarem nada na boca que não seja para comer/beber;
● Evite que comam em movimento;
● Consulte o seu pediatra ou o seu odontopediatra para conhecer os cuidados essenciais com os primeiros dentes.

Prevenir a dor de dentes em crianças

Quanto mais cedo a higiene oral for iniciada menor é a possibilidade de desenvolver cáries. Os cuidadores devem ser os responsáveis pela higiene oral até que a criança tenha destreza motora suficiente para o fazer.

Esta autonomia deve ser alcançada entre os 7 e os 10 anos de idade, no entanto, é aconselhada a supervisão parental na escovagem da noite. Para saber mais sobre a higiene oral de bebês e crianças leia o nosso artigo: Como ter uma boa Higiene Oral: lavar os dentes.

Em adultos, a higiene oral deve ser feita seguindo a regra 2x2x2:
● Ter uma higiene oral regular, lavar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia (de manhã e antes de ir dormir);
● Escovar os dentes durante 2 minutos, criando um método mental para chegar a toda a área bocal;
● Consultar o dentista, pelo menos, 2 vezes por ano.

A dor de dentes pode ter diversas causas, é essencial identificar a origem da dor para um tratamento adequado. Com o cartão Sorriso Mais tenha acesso a descontos até 50% em consultas, exames e tratamentos ortodônticos.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais