Bruxismo

Bruxismo: Conheça as causas, consequências e tratamento

O que é o bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio funcional que se caracteriza pelo ranger dos dentes em movimentos similares aos da mastigação e que pode ocorrer em qualquer idade. Pode ser diagnosticado como bruxismo cêntrico, quando se verifica apenas o apertar dos dentes, por sua vez, no bruxismo excêntrico ocorrem movimentos da mandíbula que fazem ranger os dentes. 

Considerado um hábito parafuncional involuntário, ocorre geralmente durante o sono, podendo também ser um hábito semi-voluntário se a pessoa realizar os movimentos acordada sem se aperceber.

Esta desordem afeta cerca de 100.000 pessoas em Portugal.

Sinais de Alarme

As causas do bruxismo não estão cientificamente provadas, no entanto, o stress, a ansiedade, problemas psicológicos e certos distúrbios neurológicos podem estar na sua origem. Verifique a lista que se segue, e perceba os sintomas a que deve estar atento:

Ranger de dentes audível o suficiente para acordar a pessoa ao nosso lado;

Dentes desgastados, fraturados;

Esmalte dos dentes gasto deixando as camadas interiores dos dentes expostas;

Dor crescente nos dentes e/ou sensibilidade dentária;

Músculos da mandíbula cansados, não abrindo na totalidade;

Dores no maxilar, pescoço ou face;

Dor semelhante à dor de ouvidos, apesar de não ter problemas nessa zona;

Dores de cabeça com foco na região lateral da cabeça (entre os olhos e orelhas);

Distúrbios do sono.

Bruxismo: existe tratamento?

O tratamento apropriado dependerá do que está a causar o transtorno de bruxismo. O seu médico dentista será a pessoa indicada para ajudar a determinar a fonte. Tendo em conta a causa provável assim como o grau dos danos causados nos dentes, o dentista deve sugerir uma das seguintes opções:

●  Uso de aparelho para dormir: feito sob medida e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se nos dentes superiores e protege do bruxismo noturno. Apesar de ser uma boa maneira para lidar com o transtorno, não é uma cura.

Formas de relaxar: a tensão do dia-a-dia pode ser uma das suas causas principais, assim a redução da tensão e stress diário pode contribuir. Ouvir música, ler um livro, tomar banho ou até dar um passeio podem ser algumas das formas para relaxar.

Bruxismo Infantil

O bruxismo é uma patologia frequente em crianças, esta desordem está associada, segundo estudos à troca de dentição, mas a sua incidência tende a diminuir durante a adolescência. 

Hábitos alimentares inadequados, fatores hereditários ou distúrbios neurológicos, como o autismo, podem estar na base da manifestação do bruxismo infantil. Contudo, e caso seja detetado até aos 6 anos de vida, poderá ser considerado bruxismo fisiológico, e não exige uma preocupação maior.

Após esta idade e caso exista um desgaste dentário mais acentuado associado a, por exemplo, uma dor de cabeça, o diagnóstico passa para bruxismo patológico que com o tratamento é possível contornar e evitar consequências mais graves. Crianças um pouco mais velhas podem precisar de colocar coroas temporárias ou usar uma goteira oclusal.

Em bebé, o bruxismo pode ocorrer, uma vez que se pode manifestar logo após o nascimento dos primeiros dentes, normalmente entre os 6 e 8 meses de vida.

Bruxismo Infantil - dicas para diminuir o stress da criança

●  Massajar e alongar os músculos da mandíbula;

●  Garantir que a criança bebe água suficiente. A desidratação pode estar ligada a esta patologia;

●  Peça ajuda ao seu dentista para saber detetar este hábito e como monitorizar o mesmo.

Agende a sua consulta com um médico dentista e trate, hoje, o seu bruxismo. Conheça todas as vantagens e descontos exclusivos do Plano Sorriso Mais.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais