
Subscreva a nossa newsletter e descarregue o infográfico
Newsletter - infográfico verão
Newsletter - Dia Mundial Saúde Oral (de 20/03 a 23/03)

Apoio ao Cliente
Seg a Sex das 9h às 20h
Os dentes do siso nascem, normalmente, entre os 16 e os 20 anos, contudo a erupção dos mesmos pode ocorrer mais tarde. São quatro dentes, dois superiores e dois inferiores e, frequentemente, nascem de forma progressiva sem qualquer sintoma associado.
O espaço na arcada dentária influencia o tempo que estes dentes levam a nascer. Estes podem não nascer e verificar-se uma agenesia dos sisos, ou seja, uma ausência total destes dentes permanentes.
Os dentes do siso foram essenciais aos nossos antepassados para que conseguissem mastigar alimentos duros e não cozinhados. Atualmente, com a evolução da dentição e a perda da sua função principal, é provável que deixem de se formar.
Os cuidados a ter com os dentes do siso, são semelhantes aos cuidados a ter com a restante dentição, ou seja, consultas regulares no dentista e uma rotina de higiene oral completa. Por ser uma zona de difícil acesso é normal que exista maior acumulação de alimentos, provocando problemas na higienização, assim, para conseguir manter uma saúde oral cuidada e dentes saudáveis é importante que a escovagem seja cuidadosa e tenha sempre a avaliação de um dentista.
Também conhecidos como terceiros molares, estes dentes podem trazer alguns problemas. Muitas vezes, devido à falta de espaço na boca, eles nascem e causam dor, inchaço e outros transtornos.
Os seus dentes do siso devem ser removidos? Conheça os sinais de alerta:
– Dor persistente;
– Inchaço e vermelhidão;
– Mau Hálito;
– Dificuldades em abrir a boca;
– Dificuldades na Higiene Oral;
– Gengivite e periodontite;
– Pequenos tumores benignos;
– Crescimento do dente em posição anormal.
Estes dentes, são, frequentemente, associados à necessidade de extração para não entortarem os restantes. Contudo isto nem sempre se verifica. Estes dentes devem ser extraídos se após a avaliação profissional se identificarem problemas dentários.
Os dentes do siso que estejam inclusos ou semi-inclusos podem dar origem a uma inflamação dos tecidos moles circundantes, que pode obrigar à sua extração. O grau de dificuldade para a cirurgia de extração de qualquer dente varia consoante o posicionamento deste e caso o mesmo esteja incluso.
A Exodontia é a cirurgia para extração de dentes. Normalmente, numa só consulta, é possível extrair um ou mais dentes.
Se quer saber mais informações sobre a Exodontia e os cuidados a ter após a extração de dentes do siso leia o nosso artigo: Exodontia: Conheça os passos para a extração de um dente.
10 Outubro
3 min
Quem costuma sofrer com aftas na boca sabe certamente o desconforto e a dor que estas provocam. Conheça algumas dicas para as aliviar.
Ler maisNewsletter - Dia Mundial Saúde Oral (de 20/03 a 23/03)