Dentes do Siso: para que servem e quais os sinais de alerta?
- 3 min
O que são os dentes do siso?
Os dentes do siso nascem, normalmente, entre os 16 e os 20 anos, contudo a erupção dos mesmos pode ocorrer mais tarde. São quatro dentes, dois superiores e dois inferiores e, frequentemente, nascem de forma progressiva sem qualquer sintoma associado.
O espaço na arcada dentária influencia o tempo que estes dentes levam a nascer. Estes podem não nascer e verificar-se uma agenesia dos sisos, ou seja, uma ausência total destes dentes permanentes.
Para que servem os dentes do siso?
Os dentes do siso foram essenciais aos nossos antepassados para que conseguissem mastigar alimentos duros e não cozinhados. Atualmente, com a evolução da dentição e a perda da sua função principal, é provável que deixem de se formar.
Dentes do siso: cuidados a ter
Os cuidados a ter com os dentes do siso, são semelhantes aos cuidados a ter com a restante dentição, ou seja, consultas regulares no dentista e uma rotina de higiene oral completa. Por ser uma zona de difícil acesso é normal que exista maior acumulação de alimentos, provocando problemas na higienização, assim, para conseguir manter uma saúde oral cuidada e dentes saudáveis é importante que a escovagem seja cuidadosa e tenha sempre a avaliação de um dentista.
Como saber se tenho de tirar os sisos?
Também conhecidos como terceiros molares, estes dentes podem trazer alguns problemas. Muitas vezes, devido à falta de espaço na boca, eles nascem e causam dor, inchaço e outros transtornos.
Os seus dentes do siso devem ser removidos? Conheça os sinais de alerta:
- Dor persistente;
- Inchaço e vermelhidão;
- Mau Hálito;
- Dificuldades em abrir a boca;
- Dificuldades na Higiene Oral;
- Gengivite e periodontite;
- Pequenos tumores benignos;
- Crescimento do dente em posição anormal.
Como remover os dentes do siso?
Estes dentes, são, frequentemente, associados à necessidade de extração para não entortarem os restantes. Contudo isto nem sempre se verifica. Estes dentes devem ser extraídos se após a avaliação profissional se identificarem problemas dentários.
Os dentes do siso que estejam inclusos ou semi-inclusos podem dar origem a uma inflamação dos tecidos moles circundantes, que pode obrigar à sua extração. O grau de dificuldade para a cirurgia de extração de qualquer dente varia consoante o posicionamento deste e caso o mesmo esteja incluso.
A Exodontia é a cirurgia para extração de dentes. Normalmente, numa só consulta, é possível extrair um ou mais dentes.
Se quer saber mais informações sobre a Exodontia e os cuidados a ter após a extração de dentes do siso leia o nosso artigo: Exodontia: Conheça os passos para a extração de um dente.