
Sabe qual o impacto dos antibióticos nos seus dentes?
Os antibióticos são essenciais para tratar infeções, mas o seu uso pode ter consequências inesperadas na Saúde Oral. Algumas pessoas reparam em algumas mudanças na coloração dos dentes, enquanto outras podem sofrer com um aumento do risco de cáries ou boca seca. Saiba como é que os antibióticos afetam os dentes e o que podemos fazer para minimizar esses efeitos.
Existem antibióticos que deixam os dentes amarelos?
A resposta é sim. As tetraciclinas, utilizadas no tratamento de infeções bacterianas, como o acne, pneumonia, infeções urinárias, entre outras, são eficazes contra um grande número de bactérias, mas o seu uso pode ter efeitos secundários significativos, especialmente na Saúde Oral, levando à descoloração permanente dos dentes, ficando com que fiquem manchados.
Por que razão as tetraciclinas estragam os dentes?
Estes antibióticos ligam-se ao cálcio durante o desenvolvimento dos dentes, levando a alterações na cor e estrutura do esmalte.
Quando uma criança é exposta às tetraciclinas, estas entram na corrente sanguínea e ligam-se ao cálcio, que está a ser usado para formar os dentes.
Também a sua incorporação no esmalte acaba por interferir na sua mineralização, podendo torná-lo mais poroso e frágil.
Além disso, com o passar do tempo, os dentes afetados podem escurecer mais porque as tetraciclinas são sensíveis à luz, oxidando-se e tornando-se progressivamente mais escuras.
Que efeitos os antibióticos podem ter nos dentes?
Os antibióticos podem ter vários efeitos nos dentes, dependendo do tipo de antibiótico, da idade do paciente e da duração do tratamento. Estes são alguns dos principais efeitos:
Manchas e alterações na cor dos dentes
Os antibióticos podem causar manchas permanentes nos dentes se forem tomados durante a infância, quando os dentes ainda estão em formação. A amoxicilina, por exemplo, utilizada para tratar infeções respiratórias, pode estar associada a um aumento da hipoplasia do esmalte – atividade formadora de tecidos -, o que causa manchas brancas ou alterações na estrutura do dente.
Desequilíbrio da Microbiota Oral
Os antibióticos eliminam não só as bactérias nocivas, como também as benéficas para a nossa saúde, o que pode favorecer o crescimento de microrganismos responsáveis por cáries, gengivites ou até mesmo candidíase oral.
Fragilidade Dentária e Hipoplasia do Esmalte
O uso prolongado de antibióticos pode interferir no desenvolvimento do esmalte dos dentes, tornando-os mais frágeis e suscetíveis a erosão e cáries.
Boca seca e Mau hálito
Alguns antibióticos podem reduzir a produção de saliva, o que aumenta o risco de cáries, mau hálito e desconforto na boca. A saliva tem um papel fundamental na proteção dos dentes contra bactérias nocivas e na remineralização do esmalte.
Antibióticos e Implantes Dentários
Os antibióticos são frequentemente prescritos para prevenir infeções após cirurgias dentárias, mas o seu uso excessivo pode levar à resistência bacteriana e comprometer o sucesso de Implantes ou outros procedimentos.
Como reduzir os efeitos dos antibióticos na Saúde Oral?
Existem várias formas para prevenir o efeito dos antibióticos na sua Saúde Oral e, consequentemente, nos seus dentes, entre eles:
– Consultar o seu médico dentista antes de iniciar qualquer tratamento com antibióticos, especialmente se tiver problemas dentários já diagnosticados;
– Reforçar a Higiene Oral com uma escovagem correta e uso do fio dental;
– Beber bastante água de forma a estimular a produção de saliva, evitando a secura da boca;
– Evitar alimentos ricos em açúcar para reduzir o risco de cáries, especialmente quando os tratamentos são prolongados;
– Para quem tem crianças, deve evitar-se a toma de antibióticos da família das tetraciclinas sempre que possível.
Com o Plano Dental Sorriso Mais tem acesso a uma Rede Médica com mais de 5 500 clínicas e hospitais privados, com os quais pode contar para cuidar da sua Saúde Oral.
Todos os medicamentos enfraquecem os dentes?
Os medicamentos são criados para restabelecer a saúde das pessoas, contudo, alguns podem causar alguns problemas, nomeadamente ao nível da saúde oral.
Medicamentos utilizados para tratar o cancro, a tensão arterial elevada, dores intensas, depressão, alergias ou uma simples constipação podem afetar a saúde oral do paciente.
É nestas situações que o médico dentista deve ter sempre conhecimento dos medicamentos que o paciente está a tomar, isto inclui vitaminas ou suplementos.
Proteja a sua saúde!