Odontopediatria: o que é?
- 5 min
Odontopediatria: o que é?
Desde pequenas que as crianças devem ganhar consciência do que é a saúde oral de forma a que esse cuidado continue no decorrer da sua vida adulta. Foi a pensar na criação desse hábito que surgiu a odontopediatria.
Esta área da medicina dentária é responsável pelo tratamento da saúde oral das crianças desde o seu nascimento até à adolescência.
As consultas são adaptadas às crianças e possibilitam que estas tenham o seu primeiro contato com o médico dentista onde, numa fase inicial, é avaliada a sua saúde oral, controlando o nascimento dos dentes, e realizados alguns tratamentos de prevenção, caso sejam necessários.
É também nestas consultas que são passados importantes ensinamentos, não só às crianças, como também aos pais, sobre a correta lavagem dos dentes, a utilização do flúor e do fio dental, de forma a que haja uma correta manutenção da saúde oral dos mais pequenos.
A primeira consulta de odontopediatria
A primeira consulta de odontopediatria deve ser realizada no momento da erupção dos primeiros dentes de leite, situação que pode acontecer a partir dos quatro meses de idade, sendo que em alguns casos pode ocorrer antes.
Nesta primeira experiência no dentista infantil, que deve ser realizada até aos 12 meses, é criada uma relação entre a criança, a sua família e o especialista em odontopediatra.
Além de um breve questionário sobre o ambiente familiar da criança, a primeira consulta de odontopediatria servirá também para fazer uma avaliação ao seu crescimento e desenvolvimento em geral, como também das estruturas dentárias, e ainda um exame clínico oral.
Após a realização da primeira consulta são definidas as periodicidades das visitas ao dentista, tendo em conta:
– o estado da saúde oral da criança;
– a necessidade de realização dos tratamentos dentários;
– risco de cáries dentárias.
Para que servem as consultas de odontopediatria
As consultas de odontopediatria, além de definirem todo percurso a nível de saúde dentária das crianças, têm também os seguintes objetivos:
– Prevenção (existe a possibilidade de realizar exames precoces, de forma a detetar quaisquer problemas que possam estar a surgir);
– Instrução para a higiene oral;
– Aplicação de flúor (intervenção importante para o esmalte do dente);
– Aplicação de selantes de fissura (consiste na aplicação de resina sobre os sulcos e fissuras dos dentes por forma a evitar a acumulação de restos de alimentos ou bactérias, prevenindo assim o aparecimento de cáries);
– Tratamentos curativos (nestas situações, o odontopediatra atua de forma a eliminar infeções);
– Tratamentos intercetivos (em alguns casos, e no sentido de prevenir, corrigir ou minimizar certas más posições dentárias, poderá ser necessário o trabalho conjunto entre o odontopediatra e o terapeuta da fala).
O Plano Dental Sorriso Mais oferece-lhe descontos de até 50% em consultas, exames e tratamentos dentários.