dentes sensíveis
Saúde Oral

Dentes Sensíveis: causas e tratamento necessário

Ter dentes sensíveis é um problema que atinge muitas pessoas mas que pode ser facilmente solucionado com algumas dicas e pequenos tratamentos. Saiba como acabar com o desconforto.

A sensibilidade dentária é um problema que afeta a vida de muitas pessoas, uma vez que provoca algum desconforto e acaba por impedir o consumo de alguns alimentos. Existem diversas causas para este problema e neste artigo explicamos-lhe o problema, quais as causas e as formas existentes para o tratamento.

Dentes sensíveis: o que é?

Os dentes sensíveis, ou sensibilidade dentária, são caracterizados por uma dor aguda nos dentes, geralmente provocada por estímulos como alimentos ou bebidas quentes, frias, doces ou ácidas.

Caso sinta os dentes sensíveis quando come algum alimento e reparar que esta sensação não desaparece deve marcar uma consulta com o seu médico dentista uma vez que esta situação pode indicar que há algo de errado com os seus dentes e a sua saúde oral.

O que provoca os dentes sensíveis?

Os dentes sensíveis são provocados quando a dentina, a camada interna do dente, fica exposta devido ao desgaste do esmalte ou à retração gengival.

A dentina é composta por pequenos túbulos que estão ligados ao nervo do dente, e quando é exposta, certos estímulos podem atingir essas terminações nervosas, resultando na dor característica da sensibilidade.

dentes sensíveis

Quais as causas dos dentes sensíveis?

As causas mais comuns incluem a escovagem agressiva, uso excessivo de produtos branqueadores, consumo de alimentos ácidos e a retração das gengivas devido à idade ou problemas periodontais.

dentes sensíveis

Como tratar dentes sensíveis?

Caso note algum dos sintomas ou sinta algum desconforto deve consultar o seu médico dentista para que a situação seja analisada. No decorrer da consulta o dentista vai analisar como pode ser feito o tratamento:

Utilização de flúor – o flúor é um mineral que fortalece o esmalte do dente. O dentista pode optar por aplicar um gel de flúor diretamente sobre os dentes sensíveis, ajudando assim a reduzir a dor e a prevenir mais desgaste;

Tratamento de canal – se a sensibilidade for grave e persistente, pode ser necessário tratar o nervo do dente com um tratamento de canal. Este procedimento elimina o nervo danificado, acabando com a dor;

Pastas de dentes para dentes sensíveis – o médico dentista pode também aconselhar a utilização de uma pasta adequada para dentes sensíveis uma vez que estas contém compostos que ajudam a bloquear as terminações nervosas criando uma barreira protetora sobre a dentina exposta;

Selantes dentários – em algumas situações, o dentista pode recomendar a aplicação de um selante que cubra as áreas expostas e proteja os dentes das sensações mais dolorosas.

Como aliviar a dor de dentes sensíveis?

Para quem sofre de dentes sensíveis, existem pequenas mudanças que adotar no seu dia a dia para reduzir o desconforto:

Escolha uma escova de cerdas macias – as escovas de cerdas duras podem causar mais danos ao esmalte e às gengivas. Optar por uma escova macia ajuda a proteger os seus dentes;

Evite alimentos e bebidas muito ácidos – o ácido é um dos maiores inimigos para os dentes sensíveis. Tente eliminar o consumo de refrigerantes, vinagre, frutas ácidas, e opte por alimentos menos agressivos ao esmalte;

Faça uma escovagem adequada – escovar os dentes com muita força pode causar retração gengival e desgaste do esmalte. Faça movimentos suaves e circulares, e dê atenção às gengivas;

Evite mudanças bruscas de temperatura – bebidas muito frias ou quentes podem desencadear a dor nos dentes sensíveis. Tente manter os alimentos e bebidas à temperatura ambiente;

Use uma pasta dentífrica adequada – além de pastas específicas para dentes sensíveis, o uso regular de protuso com flúor ajuda a fortalecer o esmalte.

A sensibilidade dentária é um problema bastante desconfortável que muitas vezes pode esconder outros problemas. Para tal, o Plano Dental Sorriso Mais dá-lhe acesso a descontos em tratamentos dentários, consultas e exames que podem chegar aos 50%.

Proteja a sua saúde!

Partilhe este artigo:
Artigos Relacionados
Receba as melhores dicas para a sua saúde oral
Siga-nos nas redes sociais

@planosorrisomais

Artigos em Destaque
Temas em Destaque
Guias Práticos sobre Saúde Oral
Na saúde oral, a prevenção é a sua melhor aliada!