
Subscreva a nossa newsletter e descarregue o infográfico
Newsletter - infográfico verão
Newsletter - Dia Mundial Saúde Oral (de 20/03 a 23/03)

Apoio ao Cliente
Seg a Sex das 9h às 20h
Sofre de mau hálito e não sabe como tratá-lo? Saiba que podem existir diversas causas para o seu aparecimento.
O hálito humano é um gás que na sua composição inclui múltiplos compostos voláteis. Existem diversas causas que contribuem para a ocorrência deste composto como: estado de saúde geral, condição física, ingestão alimentar e de medicação, fatores ambientais, estilo de vida e diversas doenças.
É estimado que 30% da população mundial e 49,5% da população portuguesa sofra de mau hálito.
O diagnóstico mais comum do mau hálito é a auto perceção do paciente. Contudo, existem provas olfativas que auxiliam no diagnóstico da patologia. A cromatografia gasosa é a técnica usada para a separação de compostos que permite a identificação dos agentes químicos responsáveis pela halitose.
A higiene oral é um passo essencial para o tratamento do mau hálito. O tratamento de doenças como periodontite e cáries é muito importante para o tratamento desta patologia. O uso de elixir e fio dentário deve estar sempre associado à escovagem dos dentes e não somente a utilização de pasta dentífrica.
Quando a causa da halitose não é oral, é necessário investigar a sua origem para um tratamento adequado.
Má higienização da boca
A placa bacteriana acumula-se, frequentemente, à volta dos seus dentes, provocando mau hálito. Para prevenir a halitose, nesta situação, deve-se realizar uma boa higienização oral e realizar uma destartarização, pelo menos, uma vez por ano.
Ser fumador
Cigarros ou cachimbo podem causar halitose, uma vez que, também eleva o risco de gengivite. Para uma boca mais saudável, dentes mais brancos e um hálito fresco o aconselhado é largar este vício.
Problemas de estômago
Má digestão, obstipação ou distúrbios intestinais podem muitas vezes fazer com que o odor de qualquer alimento consumido volte à boca. Um desequilíbrio de bactérias boas e más no intestino faz com que os alimentos não sejam digeridos corretamente, isto resulta em refluxo ácido, ou seja, mau hálito.
Sinusite
O excesso de muco faz com que as bactérias se multipliquem resultando no mau hálito.
Com infeções nos seios nasais, o muco deixa de circular permitindo que as bactérias passem para a boca provocando o mau odor.
Diabetes
A diabetes causa altos níveis de açúcar no sangue, que podem fazer com que a boca seja vulnerável a doenças periodontais (gengivais) causando a halitose. O excesso de glicose nos dentes e nas gengivas aumenta a quantidade de bactérias, o que pode gerar doenças como gengivite e outras infeções.
Medicação
Determinados medicamentos, incluindo medicação para tensão arterial, anti-histamínicos e antidepressivos, podem causar secura da boca.
Apesar das causas mais comuns estarem acima identificadas, o mau hálito pode ser sinal de alerta para outras patologias.
Nas crianças, pode ser sinal de alerta para:
Em adulto, o mau hálito pode também ser sinal de alarme para situações como:
O mau hálito não deve limitar a vida social das pessoas, siga as nossas dicas para um hálito fresco e saudável.
Descarregue o nosso Guia Prático para mais informações sobre Mau Hálito. Descarregar Guia >
10 Outubro
3 min
Quem costuma sofrer com aftas na boca sabe certamente o desconforto e a dor que estas provocam. Conheça algumas dicas para as aliviar.
Ler maisNewsletter - Dia Mundial Saúde Oral (de 20/03 a 23/03)