Saúde oral

Saúde Oral na gravidez: dicas e conselhos que deve conhecer

Saúde Oral na gravidez

No período de gestação a maior preocupação é a sua saúde e do seu bebé. Esta preocupação implica consultas regulares junto dos médicos especialistas, mas deve também, implicar um compromisso com a sua saúde oral.

No que diz respeito à Saúde Oral na gravidez, não é fácil encontrar informação sobre cuidados específicos que devem ser tidos em consideração ao longo da gravidez.

Saúde Oral e Saúde Geral durante a Gravidez

É importante que todas as mulheres saibam que durante a gravidez, a saúde oral e a saúde geral não podem ser pensadas separadamente.  A saúde do nosso organismo tem impacto na saúde oral e em todas as estruturas que dela fazem parte. Este facto, é importante em qualquer fase da vida de uma mulher, mas durante a gravidez esta realidade deve estar ainda mais presente. Os impactos negativos de uma má saúde oral, podem não só afetar a mãe, como o bebé. 

 

Sabia que mulheres com doenças de gengivite e periodontite estão mais propensas a ter partos prematuros?!

Quando existe uma gravidez, o organismo sofre diversas transformações e picos hormonais que provocam alterações nos tecidos periodontais. Alterações estas que podem levar ao desenvolvimento de vários problemas de saúde oral na gravidez.

O acompanhamento de uma gravidez junto de uma equipa médica, deve incluir um acompanhamento junto do seu médico dentista de forma a controlar a sua saúde oral. Para evitar complicações existem alguns cuidados que todas as grávidas devem ter em casa.

Saúde Oral na Gravidez: O que deve saber

● Evitar a criação de ambientes ácidos na boca. Se durante a gravidez, for propício os enjoos e vómitos, pode bochechar com um elixir oral com flúor na composição. Este ajuda na regularização de pH da cavidade bocal e contribuí para uma boa saúde oral;

● Alimentação equilibrada. Uma boa alimentação é importante para que o bebé se desenvolva de forma saudável;

● Evitar açúcares fora de horas. Apesar dos desejos, deve evitar o consumo de alimentos que contribuam para o aparecimento de cáries. Escolha opções mais saudáveis, como legumes, fruta e água;

● Não fumar. É uma regra, conhecida por todos, mas que pode ser complicada para algumas mulheres. O tabagismo em si é prejudicial para a sua saúde oral assim como têm consequências nefastas para o desenvolvimento do seu bebé;

● Boa higienização oral. Escove os dentes, pelo menos, duas vezes por dia. Tenha em casa os produtos mais adequados para si, utilize uma pasta de dentes com flúor e fio dental. A higienização completa é fundamental para a saúde oral.

● Consulte o seu dentista regularmente. Informe que está grávida e a medicação que possa estar a tomar.

Se está a passar por uma gravidez ou pensa engravidar nos próximos meses, fale com os nossos especialistas em planos de saúde e agende uma consulta de medicina dentária. Na saúde oral, a prevenção é o melhor remédio!

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais