Facetas dentárias ou lentes de contacto dos dentes. Quais as diferenças?
- 4 min
Diferenças entre facetas dentárias e lentes de contacto dos dentes
As facetas dentárias e as lentes de contacto dos dentes não são tratamentos iguais. Apesar de ambos terem um procedimento bastante semelhante e o objetivo de restaurar os dentes, há algumas diferenças importantes entre eles.
A primeira diferença refere-se à espessura: as facetas dentárias têm, geralmente, cerca de 1,5 mm de espessura, enquanto as lentes de contacto dentárias variam entre 0,6 mm e 1,5 mm, sendo, portanto, mais finas em comparação com as facetas dentárias.
A segunda grande diferença é o nível de desgaste no dente natural. Devido à sua espessura reduzida, as lentes de contacto dentárias são menos invasivas, causando menor desgaste ao dente.
Por fim, a última diferença está relacionada com a cor. As lentes de contacto dentárias podem não ser eficazes na correção de dentes muito escuros ou amarelos, o que constitui uma das suas maiores limitações.
Vantagens das facetas dentárias
O branqueamento dentário pode ser uma solução eficaz para clarear os dentes, mas em alguns casos, o dentista pode aconselhar o uso de facetas dentárias para corrigir a cor.
Dentes com pequenas imperfeições ou desalinhamentos são habitualmente corrigidos com tratamentos ortodônticos. Contudo, as facetas dentárias são uma mais-valia porque podem melhorar a aparência dos dentes e orientar os movimentos durante a mastigação.
Embora seja resistente, o esmalte dentário não é indestrutível. Pode desgastar-se devido à escovagem agressiva ou ao consumo frequente de alimentos e bebidas ácidas.
Vantagens das lentes de contacto
Permite um desgaste mínimo no dente — este aspeto é crucial tanto para a preservação da estrutura dentária original quanto para o conforto e durabilidade do tratamento.
As lentes de contacto dentárias são uma ferramenta altamente eficaz para unir dentes separados e ajustar a largura e a altura dos dentes. A sua capacidade de personalização e a aplicação minimamente invasiva tornam-na uma solução funcional.
Apesar de as lentes de contacto dentárias serem bastante resistentes, não substituem totalmente o dente natural. Portanto, é fundamental manter uma boa higiene oral e realizar check-ups regulares para garantir a longevidade e a eficácia do tratamento, bem como para evitar possíveis complicações.
Qual o tratamento mais indicado?
O tratamento recomendado dependerá sempre do estado dos dentes e dos resultados que se pretende alcançar.
As lentes de contacto dos dentes são mais adequadas para corrigir pequenos defeitos, como dentes desalinhados, espaçamentos entre eles ou até problemas ao nível da sua dimensão ou forma. Já as facetas dentárias, podem ser uma solução interessante para casos em que há uma perda significativa da estrutura natural do dente.
Se ainda tem dúvidas sobre qual o tratamento mais adequado para si, marque já consulta com um dentista e transforme a sua confiança, do dia para a noite.
Saiba como o Plano Dental Sorriso Mais o pode ajudar.
6 Maio
5 min
A prótese removível é uma das próteses dentárias mais comuns e existem procedimentos simples para a sua higienização. Saiba quais são e os cuidados que deve ter.
Ler mais3 Maio
4 min
Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.
Ler mais