Reabilitação Oral

O que é a Reabilitação Oral?

O que é a reabilitação oral?

A Reabilitação Oral é responsável pela reconstrução da dentição, melhoramento estético e recuperação da função mastigatória. Com o objetivo de solucionar problemas estruturais da cavidade bucal, sejam eles, dentários, gengivais, ósseos ou ligados a outra doença.

A reabilitação oral passa por diversos tratamentos como a destartarização, a substituição de dentes e a utilização de próteses. Os tratamentos dependem sempre das necessidades do paciente, podendo ser aproveitadas as estruturas saudáveis do paciente, ou caso não seja possível, fazer uma restruturação generalizada e profunda de toda a cavidade bucal. Cada caso é um caso e é sujeito a uma avaliação onde é estimada a necessidade do paciente e os diversos tratamentos em Medicina Dentária.

A saúde oral é tão importante como a saúde geral do paciente, ela influencia não só a fala, a mastigação e a estética, mas também outros componentes do corpo, que se interligam com as estruturas da boca. Quando um problema de saúde oral surge, o paciente deve consultar um dentista que irá ajudar a encontrar a melhor solução para o seu problema. O dentista deve procurar as melhores estratégias para ajudar o paciente a alcançar os resultados esperados e corresponder às suas expectativas. Tendo sempre como objetivo a devolução da funcionalidade oral e a estética.

A medicina dentária inclui a reabilitação oral que é composta por uma multidisciplinaridade de especialidades, tais como: Ortodontia, Periodontia, Prostodontia, Implantologia e Endodontia.

Benefícios da reabilitação oral.

A reabilitação oral permite repor o normal funcionamento da boca quando as zonas afetadas são tratáveis, tais como posição dos dentes, estruturas ósseas, articulares e musculares. Eliminando não só problemas funcionais, como o desconforto na mastigação, dificuldade na fala e repondo o bom funcionamento do processo digestivo.

Com os avanços tecnológicos é possível atualmente recuperar quase todo o tipo de necessidade, em termos de reabilitação oral. Se a recuperação não for possível a 100%, existe sempre uma preocupação constante com a melhoria da eficiência da mastigação e com a imagem estética do doente.
Este tratamento permite assim, melhorar a estética, recuperando a autoestima e a confiança, assim como, fortalecer as relações sociais, relacionais e profissionais. Todos estes benefícios levam a uma melhoria de qualidade de vida.

8 tratamentos associados à reabilitação oral

A reabilitação oral é composta por diversos tratamentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Tais como:
Implantes dentários – substituição das raízes do dente e colocação de prótese, recuperando os dentes perdidos.
Prótese fixas sobre 4 implantes e Prótese removível sobre 2 implantes – substituição de um ou mais dentes perdidos, podem ser colocados sobre implantes de forma permanente ou removível, primeira e segunda opção respetivamente.
Prótese removível acrílica – prótese colocada sobre a gengiva, sem colocação de implantes.
Aparelhos dentários – fixos ou removíveis, de diversos materiais, alinham os dentes tortos e/ou oclusos, assim como, corrigem problemas da mandíbula.
Facetas dentárias – são capas muito finas colocadas sobre os dentes, podem ser de cerâmica ou de resina composta.
Destartarização – permite reduzir o tártaro e acumulação de placa bacteriana
Branqueamento dentário – reduz o escurecimento dos dentes, mudando a sua tonalidade

Para quem é indicada?

A reabilitação oral é indicada para todos os pacientes que tenham, um ou mais dos seguintes problemas:

 Falta de dentes,
• Dentes com imperfeições (partidos/ lascados/ gastos),
• Dentes tortos e/ou desalinhados,
• Má oclusão – dentada desalinhada,
• Problemas nas mandíbulas e articulações da boca,
• Dor, incómodo e dificuldades na mastigação,
• Carência de esmalte, alteração da cor e manchas nos dentes

A reabilitação oral, é assim indicada para todos os pacientes que procuram recuperar a funcionalidade e estética da sua boca. No fundo, todos os pacientes que tenham uma quantidade de danos orais consideráveis e queiram melhorar a sua situação. A decisão de reabilitação oral implica sempre a consulta de um médico dentista, que ajudará em todo o processo e na definição de tratamentos a seguir.

Se quer saber mais informações sobre reabilitação oral e campanhas exclusivas de tratamento, fale connosco: www.sorrisomais.pt/contactos/.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais