Prótese Dentária

Prótese Dentária: Saiba quais os Benefícios e Cuidados a ter

Porquê optar por uma prótese dentária?

Utilizadas com o objetivo de restaurar o sorriso, a prótese dentária é a estrutura utilizada para a substituição de um ou mais dentes. Uma vez que a falta de dentes pode prejudicar a mastigação e a fala do utente, a prótese é recomendada por um dentista.

Após um primeiro período de adaptação, a estrutura oferece uma aparência natural e um maior conforto. Tendo em conta algumas características de cada utente como a quantidade de dentes comprometidos ou a falta de gengiva, o médico dentista aconselhará o tipo de prótese dentária recomendada.

Prótese Dentária Total

Com a prótese dentária total, a sua gengiva vai suportar uma base acrílica da cor da mucosa oral. A prótese superior vai cobrir todo o palato, enquanto a prótese inferior é criada em formato de “U” para que fique um espaço a ocupar pela língua.

 

O médico dentista vai, em parceria com o técnico em próteses, criar a estrutura a partir dos moldes tirados da sua boca.  Existem três tipos de prótese dentária, dos quais, o seu médico dentista escolherá uma das seguintes opções:

Prótese Dentária Total Convencional

Para a colocação de uma prótese dentária total convencional é necessária a extração dos dentes remanescentes e a cicatrização dos tecidos. Para a criação da prótese é essencial um acordo entre o utente e o médico dentista para o formato, a cor e o tamanho desejado para os dentes.

#Dica Sorriso Mais:  apresente ao seu médico dentista fotografias de como eram os seus dentes para que possa ajudar na decisão da estrutura a criar.

Se esta for a prótese dentária escolhida, saiba que não é recomendado que o utente durma todos os dias com o aparelho, uma vez que a pouca salivação produzida durante a noite pode favorecer o aparecimento de fungos e bactérias. A prótese dentária deve ser colocada num recipiente com água.

Prótese Dentária Total Imediata

Esta é a melhor solução caso não queira esperar pela cicatrização dos tecidos. Se o seu médico dentista aconselhar este tipo de prótese saiba que a instalação é feita após a extração dos dentes remanescentes. Para que isto aconteça, os moldes são realizados durante a própria consulta.

Contudo, nem tudo são vantagens. A prótese dentária total imediata requer reajustamento nos meses após a colocação, isto acontece, uma vez que o osso após a cicatrização sofre algumas mudanças e causa instabilidade.

Prótese Dentária Parcial Removível

Esta prótese é constituída por uma estrutura metálica que se apoia nos dentes naturais, o que às vezes leva à necessidade de colocar coroas sobre alguns dentes que sirvam como apoio à estrutura.

A prótese dentária parcial removível oferece uma alternativa móvel ao mesmo tempo que consegue uma boa estética e funcionalidade. Uma vez bem ajustada, esta estrutura não causa lesões na boca do utente.

Qual é a durabilidade de uma prótese dentária?

É natural que, devido ao desgaste normal, a sua prótese dentária precise de ser reajustada. Além do desgaste normal, com o passar dos anos também a sua boca muda, o que significa que poderá ser necessário reajustar, recolocar ou refazer.

Apesar dos cuidados que deve manter com a sua prótese dentária, o recomendado é que junto do seu médico, faça uma avaliação anual.

Cuidados a ter

Se optar por uma prótese dentária removível, recomendamos que a retire após cada refeição para uma lavagem com água corrente para a remoção de restos de comida. Deve ainda escovar a prótese com uma escova e sabão neutro.

#Dica Sorriso Mais: para uma limpeza extra cuidada deve realizar a higienização oral das gengivas, dentes e língua com produtos adequados e antes da colocação da prótese.

Deve também retirar a prótese antes de dormir e colocá-la num recipiente com água filtrada. Ao acordar e antes de colocar a prótese dentária, deve realizar a mesma higienização oral.

Por outro lado, se optar por uma prótese fixa, a higienização deve ser idêntica à que teria com uma dentição natural.

Outros cuidados a ter com a prótese dentária:

● Cuidado ao manusear, relembre-se que são frágeis e podem partir-se.

● Não utilize água quente na lavagem uma vez que pode alterar a sua forma.

● A sua higienização não é suficiente, mantenha a sua higienização oral: escove gengivas, língua, dentes restantes e palato.

Com o Plano Sorriso Mais, consegue ter o sorriso que sempre sonhou a preços reduzidos. Conheça as clínicas parceiras e os melhores descontos para a prótese dentária.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais