dentes-siso
Reabilitação Oral | Saúde oral

Dentes do Siso: para que servem e quais os sinais de alerta?

O que são os dentes do siso?

Os dentes do siso nascem, normalmente, entre os 16 e os 20 anos, contudo a erupção dos mesmos pode ocorrer mais tarde. São quatro dentes do siso, dois superiores e dois inferiores e, frequentemente, nascem de forma progressiva sem qualquer sintoma associado.

O espaço na arcada dentária influencia o tempo que estes dentes levam a nascer. Os dentes do siso podem não nascer e verificar-se uma agenesia dos sisos, ou seja, uma ausência total destes dentes permanentes.

Para que servem os dentes do siso?

Os dentes do siso foram essenciais aos nossos antepassados para que conseguissem mastigar alimentos duros e não cozinhados. Atualmente, com a evolução da dentição e a perda da sua função principal, é provável que deixem de se formar.

Cuidados a ter com os dentes do siso.

Os cuidados a ter com os dentes do siso, são semelhantes aos cuidados a ter com a restante dentição, ou seja, consultas regulares no dentista e uma rotina de higiene oral completa. Por ser uma zona de difícil acesso é normal que exista maior acumulação de alimentos, provocando problemas na higienização, assim, é importante que a escovagem seja cuidadosa e tenha sempre a avaliação de um dentista.

Quais os sinais de alerta?

Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, podem trazer alguns problemas. Muitas vezes, devido à falta de espaço na boca, eles nascem e causam dor, inchaço e outros transtornos.

Os seus dentes do siso devem ser removidos? Conheça os sinais de alerta:

  • Dor persistente;
  • Inchaço e vermelhidão;
  • Mau Hálito;
  • Dificuldades em abrir a boca;
  • Dificuldades na Higiene Oral;
  • Gengivite e periodontite;
  • Pequenos tumores benignos; 
  • Crescimento do dente em posição anormal. 

Como remover os dentes do siso?

Estes dentes, são, frequentemente, associados à necessidade de extração para não entortarem os restantes dentes. Contudo isto nem sempre se verifica. Estes dentes devem ser extraídos se após a avaliação profissional se identificarem problemas dentários.

Os dentes do siso que estejam inclusos ou semi-inclusos podem dar origem a uma inflamação dos tecidos moles circundantes, que pode obrigar à sua extração. O grau de dificuldade para a cirurgia de extração de qualquer dente varia consoante o posicionamento deste dente e caso o mesmo esteja incluso. 

A Exodontia é a cirurgia para extração de dentes. Normalmente, numa só consulta, é possível extrair um ou mais dentes.

Se quer saber mais informações sobre a Exodontia e os cuidados a ter após a extração de dentes do siso leia o nosso artigo: Exodontia: Conheça os passos para a extração de um dente.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais