aparelho dentário invisível

Aparelho Dentário Invisível: quais as vantagens?

O que é o aparelho dentário invisível?

O tratamento com alinhadores invisíveis são uma alternativa discreta para alinhar os dentes.  Os alinhadores são removíveis para facilitar a higienização assim como para retirar no período de refeições ou na prática de exercício físico.

O aparelho dentário invisível consiste em dois alinhadores, um de cada uma das arcadas da dentição. Estes alinhadores são transparentes e são moldes personalizados, que encaixam perfeitamente nos dentes. Este molde irá exercer pressão sobre os dentes, levando que assumam a posição ideal.  

Vantagens do aparelho dentário invisível

Confortável

Este tipo de aparelho dentário é mais cómodo que qualquer outro. O aparelho dentário invisível não tem qualquer tipo de suporte ou fios metálicos não cria cortes ou desconforto na boca. 

Ao contrário dos restantes tipos de aparelho dentário, este procedimento invisível pode ser removido de forma simples para comer, escovar os dentes e higienizar os alinhadores.

 

Estética

Mais discreto, o material transparente passa despercebido. Uma das razões que faz com que adultos procurem, cada vez mais, este tratamento.

 

É mais rápido

A troca de alinhadores é feita a cada duas semanas, num processo feito em casa.  As idas ao consultório médico são reduzidas e facilita o avanço do procedimento.

Desvantagens de aparelho dentário invisível

Preço

A maior desvantagem do tratamento. Contudo, com o Plano de Saúde Sorriso Mais tem acesso a campanhas exclusivas que facilitam o alinhamento dos dentes. 

 

Disciplina

Por ser removível exige uma responsabilidade acrescida para cuidar bem do alinhador e o retirar nas alturas adequadas assim como o higienizar corretamente.

 

Desconforto inicial

Comum em qualquer tratamento ortodôntico, os alinhadores podem causar algum desconforto inicial associado ao movimento. Contudo, este incômodo tende a diminuir.

 

Afeta a fala

Numa fase inicial, o paciente pode demorar algum tempo a habituar-se ao aparelho invisível e assim afetar ligeiramente a fala.

Como higienizar o aparelho dentário invisível?

Para higienizar os seus alinhadores deve recorrer a uma escova e pasta de dentes. Comece por escovar toda a superfície e passe por água fria. Deve passar abundantemente por água os alinhadores, evitando restos que possam ficar alojados nestes.

Não utilize, nunca, água quente para a limpeza uma vez que pode distorcer o alinhador.

 

A duração do tratamento com aparelho dentário invisível

O tratamento e consequente duração depende das necessidades do paciente. Dependendo da gravidade do desalinhamento ou posicionamento dentário, o tratamento com aparelho dentário invisível pode variar entre alguns meses a pouco mais de um ano.  O paciente deve ser responsável e utilizar os alinhadores durante 22h diárias necessárias, assim como trocar os alinhadores de forma correta.

Para saber mais sobre o tratamento ou para colocar aparelho dentário invisível, consulte o seu ortodontista. Conheça todas as vantagens e descontos exclusivos do Plano Sorriso Mais.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais