Implante Dentário

Implantes dentários, o que são?

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são uma das soluções mais procuradas pelos portugueses para a falta de dentes. É um tratamento seguro e eficaz que permite substituir os dentes naturais.

Este tratamento consiste na substituição da raiz do dente por um parafuso em metal e biocompatível com o osso humano, que se consegue integrar com o maxilar. Os implantes dentários são colocados numa cirurgia simples, realizada em consultório e com anestesia local.

Os implantes dentários, são colocados com a intenção de durarem toda a vida, não havendo garantia deste facto. Tal como, em qualquer parte estrutural, seja implantada ou natural, poderá haver um desgaste, complicações e até patologias que levem a problemas adjacentes.

Qual a função dos Implantes dentários?

Os implantes dentários têm a função de devolver a capacidade mastigatória ao paciente. Após a sua colocação, o paciente não deve sentir diferença em relação aos seus dentes naturais. Voltando a conseguir usar os seus dentes na sua total capacidade.

Este procedimento cirúrgico pode também servir para estabilizar uma prótese removível de forma a garantir um maior conforto ao paciente.

A colocação de implantes dentários deve existir sempre que se verifica a falta de dentes ou dentição e que afetem a vida do paciente. São poucos os casos de contraindicações que impeçam o paciente de colocar implantes, havendo a necessidade de consultar sempre o médico dentista.

Dói colocar um implante dentário?

Por norma não dói colocar um implante dentário, existe apenas a possibilidade de dor na zona afetada pós cirurgia. Durante o processo de colocação de implante é dada uma anestesia local, evitando a dor no procedimento.

As dores pós cirurgia são aliviadas através de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelos médicos dentistas. Se colocar apenas um implante as dores costumam passar em 24 horas após a cirurgia.

Existe rejeição dos implantes dentários?

Apesar de ser muito improvável, existe essa possibilidade. A rejeição de implantes dentários pode acontecer em situações em que a pessoa seja alérgica ao material de titânio, complicando o processo de osteointegração ou osseointegração, existindo a possibilidade de perda do implante.

A osteointegração ou osseointegração é o processo de integração do parafuso de titânio no osso, através da formação de osso à volta do parafuso.  Este passo é essencial para o sucesso da cirurgia de implantes dentários, uma vez que, esta parte permite fixar e estabilizar o mesmo. Após a cirurgia é necessário aguardar um período de 4 a 6 meses para perceber se existe, ou não, rejeição dos implantes dentários.

 

Existem fatores que podem levar a que osseointegração corra mal, provocando a rejeição do implante, tais como:

Bruxismo;

Fraca qualidade óssea;

Doenças periodontais;

Diabetes;

Tabagismo;

Má higiene;

Inflamações ou infeções.

A rejeição do dente apesar de pouco comum, pode ocorrer, não sendo definitiva. Pode sempre voltar a realizar um novo implante na mesma zona. Devendo sempre ser aconselhado pelo seu médico dentista para este procedimento.

Como saber se os implantes dentários estão a ser rejeitados

A observação da cavidade oral é importante para identificar sinais de eventuais problemas. Os principais sintomas de problemas, são:

Dor intensa após a cirurgia;

Mobilidade no implante;

Formigueiro e dormência nos lábios, bochechas, língua, gengiva ou queixo;

Presença de secreções na área.

Má higiene;

Inflamações ou infeções.

A rejeição do dente apesar de pouco comum, pode ocorrer, não sendo definitiva. Pode sempre voltar a realizar um novo implante na mesma zona. Devendo sempre ser aconselhado pelo seu médico dentista para este procedimento.

Que cuidados deve ter após a cirurgia.

A colocação de implante apesar de ser um procedimento seguro e eficaz, inclui uma pequena cirurgia. Após esta cirurgia devem ser seguidas as indicações do seu médico dentista para prevenir complicações possíveis, ou a própria rejeição do implante.

Quando existe a necessidade de colocação de implante, o doente deve ter cuidados com a sua higiene oral, principalmente antes da cirurgia. E deve ingerir apenas uma refeição ligeira. Depois da cirurgia a alimentação deve ter por base alimentos moles e pouco quentes, de forma a não privilegiar o desenvolvimento de infeções. A Higiene oral é fundamental e poderá ser indicado o uso de antibiótico para acompanhar os primeiros dias após cirurgia.

Se quer saber mais informações sobre implantes, ou pretende colocar um. O plano de saúde Sorriso Mais oferece campanhas exclusivas de implantes dentários, com descontos em despesas médicas até 50%. Conheça as vantagens do nosso tratamento!

 

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

6 Maio

5 min

As próteses removíveis são das próteses dentárias mais comuns. Existem procedimentos simples para a limpeza da prótese removível. Saiba quais são e os cuidados que deve ter para a armazenar.

Ler mais

Imagem

6 Fevereiro

5 min

O mau hálito (ou halitose) caracteriza-se pelo odor oral que um humano pode emanar. Este mau odor pode ser causado por diversos fatores. Conheça a patologia, as causas e tratamento.

Ler mais