prótese removível

Prótese Removível: O que é, limpeza e cuidados a ter

O que é uma Prótese Removível?

Quando existe uma perda de dentes parcial ou total, o paciente pode optar por diversos tipos de tratamento. As próteses são uma das hipóteses de tratamento que permite ao paciente voltar a ter uma dentição completa. Permitindo uma total função dos dentes e um melhoramento estético, uma vez que, são estruturas produzidas para imitar a dentição natural.

As próteses removíveis, tal como o nome indica, são próteses que permitem a sua remoção por parte dos pacientes. Ao contrário das próteses fixas que funcionam como uma dentição natural, presas ao osso do maxilar.

As próteses removíveis, podem ser aplicadas na gengiva substituindo a totalidade dos dentes, caso o paciente não tenha dentição. Podendo ser usada mesmo que o paciente apresente atrofia e falta de consistência óssea.  Ou, podem ser colocadas junto aos dentes naturais e apoiar-se sobre eles de forma a ficarem mais estáveis.

As próteses podem ser acrílicas ou esqueléticas, as acrílicas são normalmente designadas de “placas”, feitas de resina acrílica apoiam-se na gengiva e céu da boca. As esqueléticas têm uma base metálica que apoia sobre a gengiva e dentes naturais restantes, através de um tipo de gancho.

Vantagens:

Fácil limpeza;

● Menor custo;

● Feito à medida;

● Uso imediato;

● Aspeto de Dentição Natural.

 

Desvantagens:

● Possibilidade de se soltar sozinho;

● Mastigação mais dificultada que nos dentes naturais;

● Necessidade de ajustes frequentes e troca ao fim de alguns anos;

● São mais frágeis;

● Requerem período de adaptação.

Que cuidados deve ter com a Prótese Removível?

Com a utilização diária da prótese removível, deve existir alguns cuidados com a mesma de forma a preservá-la e mantê-la higienizada.


Principais cuidados:

Higienizar a prótese e a boca de forma adequada;

Guardar e manusear a sua prótese com cuidado;

Utilizar apenas produtos adequados e aconselhados para a limpeza da sua prótese;

Ter em conta a adaptação da prótese à boca;

Se a prótese não fixar da melhor forma, deve consultar o dentista;

Realizar consultas de rotina e acompanhamento com o dentista.

Existem produtos específicos para a higienização da prótese removível?

A prótese removível pode ser feita de resina acrílica ou ter componentes metálicos, que implica cuidados específicos. Existem algumas opções de produtos adequados à limpeza de prótese removível:

Pastilhas desincrustantes: estas pastilhas efervescentes são recomendadas para a imersão da prótese e ajuda a eliminar restos de alimentos presos nos dentes.

Espumas refrescantes: a escovagem deve ser feita com produtos acessíveis e adequados a uma limpeza que não prejudique a prótese removível. Neste passo, pode também usar sabão neutro (azul e branco).

Como limpar a prótese removível?

1. Antes de proceder à limpeza da prótese removível deve-se colocar uma toalha no lavatório. É possível que as próteses escorreguem existindo a possibilidade de se partirem, a toalha poderá evitar este facto. Por essa razão, esta medida é de prevenção.

2. Para garantir o melhor resultado possível, retirar a prótese dentária e realizar a limpeza fora da boca.

3. Usar uma escova macia e própria para a limpeza de próteses.

4. Optar por produtos específicos para próteses. Pode pedir a ajuda do médico dentista, para saber quais os produtos mais recomendados.

5. Não usar facas ou garfos para limpar a prótese removível. Pode diminuir a vida útil da prótese.

6. O uso de pastilhas efervescentes é recomendado, uma vez que, a escovagem não é suficiente. Colocar a prótese num copo com água morna e juntar a pastilha para a higienização. Não é necessário fazer este passo diariamente, mas é recomendado, pelo menos, duas vezes por semana.

7. Lavar com água abundante. Para terminar a higiene da prótese removível lavar abundantemente com água.

Como realizar a desinfeção da prótese removível?

A limpeza deverá ser diária, no entanto, duas vezes por semana, deverá realizar-se uma desinfeção contra microrganismos que se podem alojar nas próteses. Existem duas formas de o fazer:

Caso a prótese tenha componente metálicos, utilize as pastilhas efervescentes de oxigénio ativo;

Para a prótese acrílica, além destas pastilhas pode usar uma solução caseira ao diluir uma colher de chá de lixívia num copo de água.

Após as lavagens acima descritas, deve passar a prótese por água abundante de forma a eliminar resíduos das soluções.

As visitas ao seu dentista devem ser regulares para ter as melhores recomendações sobre a sua higiene e saúde oral. Devido ao uso diário da prótese removível, recomenda-se a mudança da mesma entre 5 e 10 anos após o primeiro uso.

O Sorriso Mais é o plano de saúde mais completo e que oferece as melhores campanhas de próteses dentárias. Saiba mais, contacte-nos.

Artigos Relacionados

Partilhe este artigo:

Receba as melhores dicas para a sua saúde oral

Blog

Políticas de privacidade(Obrigatório)
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Artigos mais lidos

Imagem

3 Maio

4 min

Os implantes dentários são uma solução muito procurada para a falta de dentes. Saiba o que são, se existe rejeição pelo organismo e que cuidados ter.

Ler mais

Imagem

6 Fevereiro

5 min

O mau hálito (ou halitose) caracteriza-se pelo odor oral que um humano pode emanar. Este mau odor pode ser causado por diversos fatores. Conheça a patologia, as causas e tratamento.

Ler mais